HOME Notícias
Fernanda Montenegro completa 91 anos nesta sexta e recebe homenagens por aniversário

Atriz foi eternizada como a primeira latino-americana e única brasileira a ser indicada a um Oscar de Melhor Atriz

Foto: Reprodução Instagram

A atriz Fernanda Montenegro, conhecida por seus vários trabalhos no cinema brasileiro, completa 91 anos nesta sexta-feira, 16, e recebeu diversas homenagens nas redes sociais por seus colegas artistas. 

Eternizada por papéis em filmes como “Central do Brasil” (1998), que fez com que fosse a primeira latino-americana e única brasileira a ser indicada a um Oscar de Melhor Atriz, e “Doce Mãe” (2013), que lhe rendeu um Emmy internacional de Melhor Atriz, Fernanda Montenegro fez uma participação recente no também aclamado filme de Karim Aïnouz, “A Vida Invisível” (2019).

Além de milhares de mensagens de fãs e páginas de admiradores, quem também deixou uma bela mensagem foi o cantor Caetano Veloso. O artista não poupou elogios para Fernanda Montenegro, e falou, de forma poética, de como a admira. 

“Fernanda Montenegro é um grande amor da minha vida. Como uma professora a quem a gente se sente atado no primário. Como uma repentina namorada com quem a gente faz, na adolescência, o que nem tinha tido coragem de sonhar. Como uma diva dos palcos e das telas que a gente acha impossível ver em carne e osso. Como uma heroína histórica que só conhecemos em livros escolares. Como uma mãe que fez tudo o que as mães devem de fato fazer. Vejo-a com pouca frequência, mas a cada encontro, a cada breve conversa, a cada abraço, sinto reconfirmadas todas essas formas de amor. E minha alma e meu corpo ainda têm a coragem de crer que meus sentimentos são correspondidos”, escreveu o cantor. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Feliz aniversário, minha querida @fernandamontenegrooficial! Fernanda Montenegro é um grande amor da minha vida. Como uma professora a quem a gente se sente atado no primário. Como uma repentina namorada com quem a gente faz, na adolescência, o que nem tinha tido coragem de sonhar. Como uma diva dos palcos e das telas que a gente acha impossível ver em carne e osso. Como uma heroína histórica que só conhecemos em livros escolares. Como uma mãe que fez tudo o que as mães devem de fato fazer. Vejo-a com pouca frequência, mas a cada encontro, a cada breve conversa, a cada abraço, sinto reconfirmadas todas essas formas de amor. E minha alma e meu corpo ainda têm a coragem de crer que meus sentimentos são correspondidos. ?????? ?? Luiz Fernando Perez, Revista Caras / Editora Globo / Revista Quem. #CaetanoVeloso #FernandaMontenegro

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em

Já a atriz Carolina Dieckmann postou em seu Instagram uma linda homenagem relembrando de seu trabalho junto à Fernanda, a novela “Passione”. 

''Na época em que gravávamos essa novela -passione- Fernanda fez aniversário. E eu, fui comprar um presente, porque ela gravaria comigo no dia, e eu queria que fosse um dia feliz. Mas o que dar pra Fernanda? ela que nos dá tanto...queria dar algo que fosse um elo, uma ligação direta entre a minha gratidão pela existência dela, e ela. Pois bem, comprei um anel. ah, que abusada. E ela não sabe, mas naquele dia, casei com a experiência de ter estado com ela. Casei com tudo que aprendi estando num set com ela. Prometi pra mim mesma que jamais esqueceria, e tudo aquilo foi muito forte pra mim. Fernanda disse que gostou, e eu acredito. Wla disse com aquela voz impossível de contradizer. E desde aquele aniversário, nesse dia, eu só penso em agradecer. Fernanda é maior do que o nosso tempo, não só por ser quem é e o que representa, mas pelo jeito que é e que faz. O caminho é tudo e é lindo. Feliz aniversário, dona'', escreveu ela.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

na e´poca em q grava´vamos essa novela -passione- fernanda fez aniversa´rio. e eu, fui comprar um presente, pq ela gravaria comigo no dia, e eu queria q fosse um dia feliz. mas o q dar pra fernanda? ela q nos da´ tanto... queria dar algo q fosse um elo, uma ligac¸a~o direta entre a minha gratida~o pela existe^ncia dela, e ela. pois bem, comprei um anel. ah, q abusada. e ela na~o sabe, mas naquele dia, casei com a experie^ncia de ter estado com ela. casei com tudo q aprendi estando num set com ela. prometi pra mim mesma q jamais esqueceria, e tudo aquilo foi muito forte pra mim. fernanda disse q gostou, e eu acredito. ela disse com aquela voz impossi´vel de contradizer. e desde aquele aniversa´rio, nesse dia, eu so´ penso em agradecer. fernanda e´ maior do q o nosso tempo, na~o so´ por ser quem e´ e o q representa, mas pelo jeito q e´ e q faz. o caminho e´ tudo e e´ lindo. feliz aniversa´rio, dona.

Uma publicação compartilhada por carolina dieckmann ???? (@loracarola) em

Deborah Secco também relembrou de um momento em que pôde contracenar com a atriz, no filme “Boa Sorte” (2014). “Boa Sorte não poderia ter outro nome! Que sorte ter a honra de comemorar o aniversário da D. Fernanda relembrando uma cena nossa. ???? Um filme tão importante pra mim. Que o universo te cubra de coisas maravilhosas no ano novo, MESTRA”.

 

 

PUBLICIDADE