HOME Notícias
Praça General Tibúrcio, uma das praças mais antigas de Fortaleza


Foto: Reprodução

Uma das nossas praças mais antigas é a Praça General Tibúrcio também conhecida como Praça dos Leões. Nela estão localizadas as duas edificações mais antigas de Fortaleza, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Palácio da Luz.

 

Construída em taipa por nosso povo que foi escravizado, em 1755 ela foi finalizada em pedra e cal. É nossa Igreja mais antiga e precisa de reparos, atualmente. Funcionou como Sé por décadas. Já o Palácio da Luz foi construído para ser residência do capitão-mor Antônio de Castro Viana. Posteriormente foi sede da Câmara Municipal, e de 1814 a 1960 sede do Governo Provincial/Estadual. Atualmente abriga a Academia Cearense de Letras, a mais antiga Academia de Letras do Brasil.

 

O prédio da Assembleia Provincial, hoje o Museu do Ceará que está em reforma, é de 1871 e presume-se que foi projetado por Adolfo Herbster, autor do plano urbanístico de Fortaleza.

 

Em 1887 foi instalada a estátua do General Tibúrcio, viçosense herói da Guerra do Paraguai, que dá nome à praça. Essa é nossa estátua mais antiga de Fortaleza. Porém, com a chegada das estátuas dos leões vindas da França em 1912 (dois leões e um tigre), a praça fica popularmente chamada de Praça dos Leões. 

 

Em 1915, o Palacete Brasil é inaugurado dando lugar ao Hotel Brasil, um dos mais renomados da cidade e que recebia pessoas ilustres. Assim, o conjunto arquitetônico de um dos nossos principais sítios históricos, centro do poder do Estado, se completa.

 

Por Danilo Lopes

PUBLICIDADE