
Foto: Arquivo Digital Prefeitura de Fortaleza
Inaugurada em 14 de março de 1861, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza foi o primeiro Hospital do Estado do Ceará. O primeiro médico da Santa Casa foi o icoense Dr Joaquim Antônio Alves Ribeiro, que também foi o primeiro médico brasileiro a se formar em Harvard.
Ele tinha o auxílio de duas enfermeiras leigas. Depois, quatro enfermeiras de ofício, todas religiosas, vieram trabalhar na Santa Casa. Nessa época a primeira Escola de Enfermagem estava sendo fundada na Europa por Florence Nightingale.
No início, era somente um pavimento. Mas, no começo do século passado, o arquiteto italiano Pascoal Fiorilo foi chamado para projetar o segundo pavimento. Dentro da Santa Casa existe também a Capela da Medalha Milagrosa, igualmente construída no início do século XX.
A função de ser uma entidade voltada também para a formação em saúde, recebeu o primeiro grupo de estagiárias em Enfermagem de Fortaleza e foi nas suas dependências que foi criado o Centro Médico Cearense em 1913. Renomados médicos iniciaram a entidade de classe como o Dr José Frota, Dr César Cals, o Barão de Studart, que também era médico, e Dr Carlos Ribeiro. Em 1915, surgiu em suas dependências, a primeira Maternidade de Fortaleza.
De tantos serviços prestados no decorrer dos seus 164 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza é um patrimônio de valor inestimável de nossa cidade.
Por Danilo Lopes