HOME Notícias
Vem novidades no WhatsApp

O WhatsApp está preparando diversos recursos novos para o aplicativo. O desenvolvimento das novas funcionalidades foi notado pelo WaBetaInfo, site que costuma "caçar" testes feitos pelo app e acertar com frequência quais recursos novos acabam indo parar no seu celular. Nesta semana, a página revelou uma série de novas funcionalidades que estão aparecendo em versões beta recentes do serviço - ou seja, isso significa que está em um nível avançado de desenvolvimento pelos engenheiros do aplicativo.

No meio de tantos grupos e conversas, procurar uma mensagem específica pode ser difícil. O WhatsApp parece ter percebido isso e está trabalhando em formas de aperfeiçoar a busca. Segundo informações, o aplicativo provavelmente irá liberar uma opção para ajudar a buscar mensagens enviadas a partir de uma data específica.  A novidade foi vista no iPhone, mas também chegará, se confirmado, no Android, já que o WhatsApp busca adicionar os mesmos recursos para todas as plataformas.

O recurso surgirá ao abrir a pesquisa dentro de uma conversa. Embora já tenha o campo para inserir a palavra e buscar com esse filtro, agora, o aplicativo irá exibir o ícone de um calendário para definir quando será a data de início da busca por mensagens. Ainda em desenvolvimento, o recurso não está disponível nem em versão beta. Imagens divulgadas pelo site indicam como deverá ser a sua aparência no iOS, mas não sem confirmações de que será a interface final, quando estiver disponível.

Além dessa novidade, o WABetaInfo também sugeriu que o WhatsApp deve atualizar a seção “Uso de Armazenamento”, que indica o espaço ocupado por arquivos que foram enviados em cada conversa. O aplicativo passará a oferecer filtros para mostrar somente os arquivos pesados e as mensagens encaminhadas.

Ainda, o aplicativo apresentará opções de ordenar arquivos para exibir primeiro os mais recentes, os mais antigos ou os mais pesados. A ideia é simplificar a tarefa de liberar espaço de armazenamento no smartphone. O recurso será exibido ao abrir o item de uma conversa e escolher categorias como fotos, figurinhas, GIFs, vídeos, mensagens de áudio e documentos.  As imagens são de um dispositivo Android.

Haverá mudança também no uso de armazenamento que é um problema comum para muitos usuários do app no sistema do Google e há a constante irritação do celular ficando lotado por causa do WhatsApp. O aplicativo conta com uma área de "uso de armazenamento" para gerenciar isso, mas ela deve passar em breve por uma boa mudança.

A primeira mudança é que o WhatsApp vai permitir que você lide melhor com esse gerenciamento. Uma das novidades é a possibilidade, por exemplo, de ver apenas "arquivos grandes" ou "arquivos encaminhados". Isso, claro, já pode facilitar a limpeza no app. Já dentro das opções de uso de armazenamento de uma conversa específica também rolará uma mudança. O WhatsApp está testando criar um filtro para o usuário gerenciar as fotos trocadas naquela conversa, por exemplo. Semelhante ao que temos no computador ao clicar com o botão direito dentro de alguma pasta, será possível ordenar as imagens por tamanho, mais novas e mais velhas. Ainda na área de uso de armazenamento, o WhatsApp está testando também a possibilidade do usuário limpar todas as mensagens, exceto as favoritadas na conversa - algo que já dá para fazer na janela principal do serviço. Essas novidades devem chegar tanto para o Android quanto para o iOS.

A Busca por data sera outro novo recurso que vai salvar a vida de quem não lembra o teor de uma mensagem no chat, mas tem alguma ideia da data em que ela foi enviada.

PUBLICIDADE