HOME Notícias
Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro

Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina experimental de mRNA que demonstrou potencial para reforçar a eficácia da imunoterapia e eliminar tumores em testes realizados com camundongos. A descoberta, divulgada na última quinta-feira (18) na revista Nature Biomedical Engineering, é considerada um avanço promissor na busca por uma vacina universal contra o câncer.

 

O grande diferencial do estudo é que a vacina não foi projetada para combater um tipo específico de tumor. Em vez disso, ela foi elaborada para ativar o sistema imunológico de forma ampla — como se o organismo estivesse reagindo à presença de um vírus. Essa ativação intensa levou as células de defesa a identificar e destruir as células cancerígenas.

 

“A principal surpresa foi constatar que uma vacina de mRNA, mesmo sem ser direcionada a um tipo específico de câncer, foi capaz de desencadear uma resposta imune com efeitos anticâncer bastante expressivos”, explicou o oncologista pediátrico Elias Sayour, líder da pesquisa e integrante do centro UF Health.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas