HOME Notícias
Para cada faixa de idade, um cuidado com a pele

Você maravilhosa em todas as fases da vida


Foto: Divulgação

Cuidar bem da pele é importante em qualquer idade. No entanto, devido às suas diferentes características e necessidades, cada faixa etária dispensa uma determinada atenção. Conheça alguns tratamentos indicados para a face das mulheres jovens e maduras.

Cuidados durante a adolescência: Para que não haja preocupação com o envelhecimento no futuro, o ideal é começar a se cuidar ainda na adolescência. É nesse período que o sebo aumenta e aparecem os cravos e acnes. Culpa dos hormônios!

Os jovens devem usar produtos indicados por uma dermatologista, pois passos como lavar a pele com sabonete específico e o uso do filtro solar não podem ser negligenciados. Visando prevenir e eliminar a acne, há a opção da limpeza de pele fotônica. Esse procedimento conta com o auxílio de um emissor de luz (LED azul e vermelha) que possui ação bactericida e oxigenante.        

Cuidado aos 25 anos: A partir dessa idade, o organismo já começa a perder colágeno - cerca de 1% de perda a cada ano. Ou seja, os primeiros sinais de envelhecimento começam a surgir, como as finas linhas de expressão. Dessa forma, os produtos antiidade já podem começar a ser utilizados.

Em geral, a idade da primeira aplicação de Toxina Botulínica é por volta dos 30 anos, mas há pessoas que a partir dos 25 anos apresentam uma tendência a formar rugas mais precocemente (geralmente quem tem pele mais clara e fina), e por isso devem começar a fazer a aplicação mais precocemente.

Cuidados aos 30 anos: as fibras de elastina e colágeno, que sustentam a pele, já sofrem maiores alterações na produção e regulação, resultando em linhas de expressão mais profundas, rugas e manchas.

Os tratamentos mais indicados são os a base de Vitamina C. Esse poderoso antiidade possui ação antioxidante, agindo como firmador facial, amenizador das finas linhas de expressão e estimulador da formação do colágeno, além de uniformizar a tonalidade da pele ao clarear as manchas reduzindo a pigmentação existente.

A partir dos 30, você já deve recorrer a alguns tratamentos estéticos que estimulam a produção de colágeno, como: lasers, microagulhamento, radiofrequência, peelings, preenchimento com Ácido Hialurônico e os bioestimuladores (Hidroxiapatita de Cálcio e Ácido Polilático).

Cuidados aos 40 anos: A partir dessa idade, a produção das fibras de colágeno e elastina é baixa e ela se encontra desorganizada, causando o surgimento de rugas mais profundas e acentuadas.

Pode-se observar que a pele do rosto vai caindo e os ossos da face vão perdendo tecido, dando uma aparência de face derretida. Ou seja, a reabsorção óssea já se inicia, com processos de diminuição do maxilar, mandíbula, orbita e seio piriforme. Isso tudo pode ser revertido por meio de procedimentos com Ácido Hialurônico (mimetizando o osso perdido e reestruturando), Skinboosters (aplicação de ácido hialurônico na pele) e lasers que estimulam a produção de colágeno.

Lembrando que o uso de produtos aintiidade é sempre bem-vindo!

Cuidados a partir dos 50 anos: A rotina de cuidados com a pele deve ser intensificada, pois a flacidez se acentua com a menopausa. Acima dos 50, a pele já não conta mais com a ação dos hormônios. Você pode então lançar mão de vários procedimentos, como preenchedores com Ácido Hialurônico, Toxina Botulínica, laser, peelings, radiofrequência e bioestimuladores de colágeno injetáveis.

Vale ainda usar cremes que possuam em sua fórmula elementos como vitamina C, retinol, ácido glicólico, ácido lático, ácido hialurônico, niacinamida, pantenol, resveratrol, chá verde e coenzima Q10. Eles provocam um efeito tensor e hidratante, melhorando também a textura.

Há a ainda a probabilidade de aparecer ainda as melanoses, manchas marrons que aparecem nas mulheres após os 50 anos, provocadas pela exposição ao sol durante a infância ou adolescência.  Fale com seu dermatologista!    

Super dica: Para evitar o aparecimento dos sinais do tempo, você deve procurar uma dermatologista desde cedo. Mas não desanime se você vai começar algum tratamento somente agora depois dos 40 anos. É sempre tempo de se cuidar! O importante é não querer realizar tudo de forma intempestiva.

Fico aguardando o seu comentário aqui na coluna! Dúvidas e sugestões de temas são sempre bem-vindas! E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética! Um forte abraço!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

PUBLICIDADE