
Foto: Divulgação
A arquiteta Regina Catunda construiu uma trajetória marcada pela coragem de reinventar caminhos e pela capacidade de integrar saberes diversos, unindo arquitetura, arte, educação e sustentabilidade. Desde os primeiros passos na década de 1970, em um ambiente majoritariamente masculino, enfrentou desafios profissionais e pessoais com resiliência, conciliando a maternidade com a prática autônoma da arquitetura e ampliando sua atuação para além dos canteiros de obra. Sua formação em Filosofia da Arte e Tecnologia Ambiental reflete um olhar sensível e crítico sobre o território, a cultura e o meio ambiente, evidenciado também em seu engajamento socioambiental, como na campanha Salve as Dunas de Aquiraz, além de sua atuação como educadora e empreendedora cultural em Fortaleza.
Essa história de persistência, versatilidade e impacto social será reconhecida na categoria Arquitetura e Design, esse ano, no Prêmio RioMar Mulher, que chega à sua 10ª edição, celebrando trajetórias femininas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do Ceará. Com o slogan “Viva Grandes Histórias”, a edição de 2026 reconhece mulheres que transformam desafios em legado. O Prêmio RioMar Mulher ocorrerá no dia 4 de março, às 19h, no Teatro RioMar Fortaleza.
Ao total, dez grandes mulheres recebem a homenagem esse ano, em uma edição comemorativa de dez anos, que celebra o marco de 100 agraciadas, ao longo da trajetória.