
Foto: Reprodução
A Latam Airlines anunciou o cancelamento de 173 voos até a próxima segunda-feira (17), em decorrência da greve dos pilotos no Chile. A companhia, no entanto, não informou se os cancelamentos incluem rotas com origem ou destino no Brasil.
Segundo a empresa, cerca de 20 mil passageiros foram afetados, o que representa menos de 10% dos voos que têm o Chile como ponto de partida ou chegada. A companhia aérea informou ter implementado um plano de contingência, com alternativas oferecidas à maioria dos clientes impactados.
Em nota, a Latam orientou os passageiros a verificarem o status dos voos antes de se dirigirem ao aeroporto, por meio do site latam.com ou do aplicativo oficial, na seção “Minhas Viagens”.
“Caso a solução proposta não atenda às necessidades dos passageiros afetados, eles poderão alterar a data ou o voo gratuitamente ou solicitar o reembolso integral da passagem”, informou a empresa em comunicado.
A paralisação começou à meia-noite desta quarta-feira (12), após o Sindicato dos Pilotos da Latam (SPL) anunciar o fim das negociações salariais com a companhia. O grupo representa 464 pilotos, e a última proposta apresentada pela Latam foi rejeitada por 97% dos votantes em assembleia realizada no início de novembro.
De acordo com o presidente do SPL, Mario Troncoso, a greve poderia ter sido evitada: “Consideramos inexplicável que a direção da empresa nos tenha conduzido a uma greve que sempre consideramos evitável, dados os lucros da Latam e a moderação das nossas reivindicações laborais”.
Por outro lado, a companhia aérea destacou que mantém um “compromisso permanente com o diálogo” e que busca uma solução que beneficie ambas as partes.
O vice-presidente de clientes da Latam, Paulo Miranda, reforçou o compromisso com os consumidores: “Seguimos comprometidos com todos os passageiros que possuem voos nestas datas, oferecendo tranquilidade e suporte necessário, com medidas para reduzir o número de pessoas impactadas e proporcionar as melhores alternativas possíveis".
O que fazer se o seu voo foi cancelado
A Latam recomenda que os passageiros:
-Consultem o status do voo no site ou aplicativo da empresa;
-Verifiquem o e-mail cadastrado, pois a companhia enviará notificações sobre alterações;
-Optem por reembolso integral ou remarcação gratuita, caso desejem mudar os planos.
A companhia aérea destaca que as medidas de apoio permanecerão em vigor até o término da greve.