HOME Notícias
Ceará decide por vacinar crianças contra Covid-19 sem necessidade de prescrição médica

O imunizante aplicado será o Pfizer/BioNtech e o início da vacinação depende do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

A Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE) aprovou, nesta terça-feira, 4, a vacinação de todas as crianças com idades entre 5 e 11 anos, sem a necessidade de prescrição médica. A decisão vai contra a recomendação do Ministério da Saúde, que indicou a necessidade de encaminhamento médico, mas leva em conta a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O documento é assinado pelo secretário da saúde, Marcos Gadelha, e pela presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Moura. A decisão vale para todos os 184 municípios do Estado. Entretanto, para tomar a vacina, as crianças ainda devem estar cadastradas previamente no site Saúde Digital. 

O imunizante aplicado será o Pfizer/BioNtech e o início da vacinação depende do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde. A dose será 1/3 da usada para adolescentes e adultos. No momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. Também será exigido um documento oficial. 

“Estamos em um cenário em que temos, simultaneamente, a variante Ômicron da Covid-19, aumento de casos de influenza e, daqui a pouco, estaremos no período propício para proliferação do mosquito da dengue, caso a população não tome os cuidados necessários. Além disso, o retorno das crianças às escolas é outro indicativo de que é preciso vacinar; elas podem ser vetores de infecção para outros grupos”, indicou o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, em nota enviada para a imprensa. 

A fórmula da vacinação será composta por duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), e terá pelo menos 21 dias de intervalo entre as duas. A tampa do frasco será na cor laranja em vez da cor lilás para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e responsáveis. 

PUBLICIDADE