HOME Notícias
Secretaria de Saúde registra aumento no número de óbitos pela Covid-19 em todo o Estado

Os dados foram atualizados pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quinta-feira, 10

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Ceará registrou na semana epidemiológica (SE) 49, equivalente a 29 de novembro a 5 de dezembro, 74 óbitos no Estado, um aumento de 57,4% ao registrado na semana anterior. Quando analisadas as semanas 47 e 48 (15/11/20 a 28/11/20) em relação às SE’s 45 e 46 (1º/11/20 a 14/11/20), todo o Estado apresentou um aumento no número de casos e de óbitos.

Os dados foram atualizados pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quinta-feira, 10. Segundo o levantamento, 19 das 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) apresentaram aumento de casos confirmados entre as SE 45/46 e 47/48, com exceção às áreas de Canindé (-13,6%), Tauá (-14,0%) e Camocim (-23,1%).

“O boletim epidemiológico mostrou a persistência no aumento do número de casos de Covid e no número de óbitos, principalmente na Região de Saúde de Fortaleza e no Litoral leste de Jaguaribe. Esse é um comportamento esperado da epidemia, depois de um aumento do número de casos em pacientes jovens, a gente tem a contaminação em pacientes mais vulneráveis, aqueles acima de 50 anos, principalmente acima de 70 anos, onde a letalidade é bem maior”, falou, por meio de áudio enviado à imprensa, a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Com 308.570 casos confirmados de coronavírus, a secretária também chama atenção para o cuidado em relação à reinfecção da doença. “É um momento onde está mais consolidada uma possibilidade de reinfecção, ou seja, quem já teve [a doença] tem a possibilidade de ter novamente a doença. Os casos são acompanhados desde junho, porém ainda precisa realizar o isolamento viral que precisa ser enviado para um isolamento externo”. O Estado investigava, no começo de novembro, cerca de 12 casos de reinfecção

No começo da semana, o governador Camilo Santana (PT) reforçou uma fiscalização mais rigorosa em estabelecimentos para o cumprimento dos protocolos de vigilância sanitária em relação à pandemia. Na live, realizada para anunciar a compra de equipamentos para a saúde, o governador ressaltou que estava junto ao Sesa para acelerar o processo de compra da vacina para o Ceará.

Também nesta semana, o Estado atualizou o "Plano Estadual de Contingência contra a Doença pelo Coronavírus (Covid-19)” para o caso de uma segunda onda da doença no Estado. 

 

PUBLICIDADE