HOME Notícias
José Sarto (PDT) é eleito prefeito de Fortaleza

Sarto assume a Prefeitura no próximo 1º de janeiro e tem como vice o ex-secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista (PSB)


O deputado estadual José Sarto (PDT) foi eleito como o novo prefeito de Fortaleza, superando o deputado Capitão Wagner (Pros). Candidato do atual chefe do executivo da Capital, Roberto Cláudio (PDT), Sarto assume a Prefeitura no próximo 1º de janeiro e tem como vice o ex-secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista (PSB). 

O candidato teve 655.538 votos (51,69%), enquanto Capitão Wagner recebeu 612.769 (48,31%) - uma diferença de 43.760/3,38%. A vantagem foi a menor desde a aplicação do segundo turno, na constituição de 1988. O resultado se diferencia das pesquisas eleitorais, que indicavam diferenças de mais de 20 pontos percentuais. Essa divergência foi criticada por Capitão Wagner. O candidato, entretanto, reconheceu a derrota e reforçou que a "oposição do Ceará está mais que viva". 

Sarto possuía o apoio da maior parte dos partidos e candidatos no primeiro turno. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), chegou inclusive a realizar coletiva para declarar apoio “incondicional” ao pedetista. Apesar do apoio do partido, a ex-prefeita e candidata do PT, Luizianne Lins, não se manifestou a favor do candidato.

Em seu primeiro discurso após eleito, Sarto indicou que iria focar em "três pilares": recuperação econômica, questão sanitária (o que envolve a vacinação contra o coronavírus) e retorno às atividades escolares e a recuperação do calendário escolar. "Já temos um calendário estabelecido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Saúde. Esses são os três pilares que vamos apresentar a partir de agora", disse. 

José Sarto, 61 anos, atualmente está em seu sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Atualmente presidente da Assembleia, Sarto já foi vereador de Fortaleza e é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Já foi vice-líder do governador Camilo Santana (PT), no primeiro mandato do petista, líder do governo Cid Gomes, de 2007 a 2014, e presidente das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação.

Em 2019, por ser o terceiro da linha de sucessão, assumiu interinamente duas vezes o governo do Estado, quando o governador e sua vice, Izolda Cela (PDT), foram para o exterior. 

O cargo de vice ficará com o Élcio Batista (PSB), ex-chefe da Casa Civil. Sarto declarou R$ 1.576.407 à Justiça Eleitoral. O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também é do PDT.

PUBLICIDADE