HOME Notícias
Secretaria de Segurança registra 83 ocorrências por crimes eleitorais no Ceará neste domingo

Entre os crimes, estão compra de voto e transferência ilegal de título de eleitor.

Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará divulgou na manhã desta segunda-feira, 16, o balanço da Operação Eleições 2020. Segundo o relatório, no domingo de eleição, 15, foram registradas 83 ocorrência de crimes eleitorais no Estado. No total, 54 pessoas foram conduzidas a delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e à Polícia Federal (PF). 14 pessoas foram presas. 

Entre os crimes, estão compra de voto e transferência ilegal de título de eleitor. Os números fora mcosniderados dentro da "normalidade".

As informações foram divulgadas também em coletiva de imprensa realizada na sede da SSPDS. O momento contou com a presença do titular da pasta, Sandro Caron, do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; e do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira.

Leia também | Veja os vereadores eleitos em Fortaleza e a composição das bancadas

A região que registrou mais ocorrências foi o Interior Norte, com 14 notificações. O território em questão abrange municípios, como Barroquinha, Camocim, Cariré, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Meruoca, Sobral, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Em segundo e terceiro lugar, está a Região Metropolitana de Fortaleza e a própria Capital. A maior ocorrência de Fortaleza se deu sob a suspeita de um esquema de transferência ilegal de título de eleitor em troca de vantagem financeira. Segundo a nota, um grupo de 20 pessoas foi conduzido para a Polícia Federal. De acordo com o relatório, as pessoas iriam receber R$ 500 para transferir o título para a idade de Pacatuba. 

Operação Eleições

Segundo a SSPDS, a operação contou com mais de 10 mil profissionais de segurança, que atuaram durante o sábado, 14, e o domingo, 15. Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão empregados em torno de nove mil policiais militares durante o primeiro turno das eleições. 

PUBLICIDADE