HOME Notícias
Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) vão para segundo turno, em Fortaleza

Os deputados Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) serão os candidatos do segundo turno das eleições da Prefeitura de Fortaleza. A votação está marcada para o dia 29 de novembro, quando os eleitores deverão voltar às urnas para decidir quem assume o posto de prefeito em 2021. 

Após 100% das urnas apuradas, foi registrado que o candidato pedetista teve 457.622 votos (35,72%). Já o candidato do Pros recebeu 426.803 votos (33,32%). A diferença foi de 30.819 votos. 

Além dos deputados, outros nove candidatos também estavam concorrendo para o pleito. Em terceiro lugar na votação, estava a deputada Luizianne Lins (PT), que foi prefeita da Cidade entre os anos 2005 e 2012. 

Além dela, concorriam o deputado estadual Heitor Férrer (Solidariedade), o deputado federal Célio Studart (PV), o deputado estadual Renato Roseno (Psol), o deputado federal Heitor Freire (PSL), a professora Paula Colares (UP), o professor Anízio (PCdoB) e o ex-vereador Samuel Braga (Patriota).

Confira o perfil dos candidatos:
 

José Sarto (PDT)

José Sarto, 61 anos, atualmente está em seu sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Atualmente presidente da Assembleia, Sarto já foi vereador de Fortaleza e é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Já foi vice-líder do governador Camilo Santana (PT), no primeiro mandato do petista, líder do governo Cid Gomes, de 2007 a 2014) e presidente das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação.

Em 2019, por ser o terceiro da linha de sucessão, assumiu interinamento duas vezes o governo do Estado quando o governador e sua vice, Izolda Cela (PDT), foram para o exterior. 

O cargo de vice ficará com o Elcio Batista (PSB), ex-chefe da Casa Civil. Sarto declarou R$ 1.576.407 à Justiça Eleitoral. O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também é do PDT.

Capitão Wagner (Pros) 

O deputado federal Capitão Wagner, 41 anos, é o candidato do Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Natural de São Paulo e filho de cearenses, o parlamentar é Capitão da Polícia Militar e começou sua carreira política em 2010, quando ocupou a cadeira eletiva de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará, na suplência da deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Assumiu a cadeira em 2011 quando a deputada tirou licença. Em 2016, concorreu à prefeitura contra o atual prefeito, Roberto Cláudio, indo até o segundo turno.

Em entrevista para a Frisson, contou que a saúde e a geração de emprego e renda são as duas prioridades que enxerga em Fortaleza neste momento. Sua vice é a advogada e militante de causas sociais Kamila Cardoso Ribeiro (Podemos). À Justiça Eleitoral, o Capitão declarou um patrimônio de R$ 1.267.695. 

 

Frisson na cobertura das Eleições 2020.

PUBLICIDADE