HOME Notícias
Estados de Nevada e Geórgia podem definir eleições dos EUA ainda nesta quinta

O sistema americano, chamado de Colégio Eleitoral, funciona por meio de delegações. É necessário um mínimo de 270 delegações para que um candidato seja eleito

Foto: Divulgação

Caso sejam apurados e finalizados ainda nesta quinta-feira, 5, os votos dos estados americanos Nevada e Geórgia podem oferecer delegações suficientes para que Biden ou Trump consigam alcançar a presidência. Entretanto, pela complexidade do sistema americano, pode ser que o resultado ainda não seja divulgado nesta semana.  

O sistema americano, chamado de Colégio Eleitoral, funciona por meio de delegações. Os chamados delegados representam os distritos eleitorais. É necessário um mínimo de 270 delegações para que um candidato seja eleito. 

Segundo projeções do site G1, atualmente Biden possui 264 delegações, enquanto Trump possui 214. Apesar da vantagem, o cenário pode mudar caso os estados que ainda não terminarem de apurar os votos deem preferência ao candidato republicano. 

Cinco estados ainda faltam definir as delegações. Trump lidera em quatro deles: Geórgia (16 votos eleitorais), estado mais perto da apuração e que poderia dar vantagem a Trump, Carolina do Norte (15 votos eleitorais), Pensilvânia (20 votos eleitorais) e Alasca (3 votos eleitorais). Já Biden está em vantagem em Nevada, que apesar de ter somente 6 votos eleitorais, já daria vitória ao candidato.

Leia também | EUA vão às urnas nesta terça-feira e decidem entre Trump e Biden

Apesar dos resultados, a equipe de Trump já anunciou que irá pedir recontagem de votos em estados como Wisconsin e Michigan para as cortes dos Estados Unidos. 

Colégio Eleitoral

Diferente de outros países, os Estados Unidos utilizam um sistema chamado de colégio eleitoral. Nesse método, não adianta ter a maioria dos votos, como aconteceu com Hillary Clinton em 2016, mas sim conquistar a maioria dos chamados “delegados” de seus estados. 

Os eleitores que nesta terça marcam um nome nas urnas na verdade estão entregando uma representatividade para os chamados “delegados”, que por sua vez, representam o voto final dos distritos eleitorais. 

Cada estado possui um número de distritos eleitorais, a depender de sua população. Para conquistar as eleições, um candidato precisa ter a maioria favorável desses distritos, ou seja, pelo menos 270 dos 538. A Califórnia, por exemplo, conta com 55 delegados para representar os 39,5 milhões de habitantes. Já Maine, por exemplo, conta com somente cinco delegados.

 

PUBLICIDADE