
Foto: Lino Vieira
O presidente do Banco do Nordeste, Wanger Alencar, concedeu entrevista exclusiva à TV Cidade Fortaleza, nesta sexta-feira (23), e destacou a iniciativa que integra a estratégia da instituição de estimular a educação e o desenvolvimento regional. “O FNE P-FIES é uma ferramenta importante para ampliar o acesso ao ensino superior e técnico no Nordeste. Ao oferecer condições diferenciadas de financiamento, o Banco do Nordeste contribui para que mais estudantes possam dar continuidade aos seus estudos, investir em qualificação profissional e, consequentemente, fortalecer a economia da região”, afirmou.
A menção se refere a estudantes de universidades privadas que desejem financiar até 100% das mensalidades e poderão contar com o apoio do BNB por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e a linha de crédito FNE P-FIES, que possibilita o custeio de mensalidades educacionais com condições facilitadas.
Os recursos são destinados ao financiamento de cursos superiores e técnicos oferecidos por instituições de ensino privadas que atendam aos critérios do Ministério da Educação.
Wanger citou ainda que o Banco do Nordeste alcançou a marca de R$ 21,5 bilhões de patrimônio líquido sob gestão de fundos de Investimento – uma evolução de 30,1% em comparação ao início do ano passado, quando o volume sob gestão da área de Ativos de Terceiros da Instituição era de R$ 16,6 bilhões. A expansão também se refletiu na base de investidores. A quantidade de cotistas saiu de 175.579 em 1º de janeiro de 2025 para 223.589 no último dia do ano, um crescimento de 27,5%. “Os números de 2025 refletem a força da nossa estratégia de crescimento em Ativos de Terceiros, combinando gestão disciplinada, oferta alinhada ao perfil do investidor e iniciativas que democratizam o acesso aos fundos”, concluiu.
Alencar foi recepcionado pelo presidente do Grupo Cidade, Miguel Dias Filho, e pela diretora Gaída Dias durante a visita à emissora.