HOME Notícias
Fraport prevê aumento de passageiros e voos para julho; Companhias aéreas organizam retomada

Para julho, a previsão é que haja pelo menos 44 voos internacionais - todos indo ou vindo de Lisboa - e 2.719 voos domésticos

Foto: Divulgação

A Fraport Brasil prevê que, em julho, o Aeroporto de Fortaleza irá registrar mais voos e um maior número de passageiros em Fortaleza. Com voos suspensos devido à pandemia, os primeiros meses do ano apresentaram uma baixa movimentação no aeroporto. O aeroporto marcou, em junho, aproximadamente 56% da movimentação registrada no mesmo período de 2019.

Para julho, a previsão é que haja pelo menos 44 voos internacionais - todos indo ou vindo de Lisboa - e 2.719 voos domésticos. O número apresenta um crescimento significativo quando comparado com abril - mês do último relatório da Fraport -, que registrou 33 voos internacionais e 1.867 voos domésticos. 

O mesmo vale para número de passageiros. Enquanto em abril o registro foi de 123.712 pessoas, tanto embarcando quanto desembarcando, a estimativa é que o número suba para 406 mil. 

Atualmente, apenas as companhias aéreas Azul, Gol, Latam e TAP estão funcionando no Aeroporto de Fortaleza. Entretanto, a Air France-KLM anunciou que, em outubro, deve retomar a malha de voos entre a Capital e a Europa. Neste mesmo mês, a Gol registrou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que iria retomar os voos de Fortaleza para Miami. A proposta é chegar a 159 rotas em operação até o fim de 2021. 

“O principal fator que impulsiona a retomada das viagens é a vacinação. Como ainda há incertezas sobre prazos de vacinação ao redor do mundo, não é possível fazer previsão assertiva neste momento”, indicou a Fraport por meio de nota, indicando que seguirá com todos os protocolos de segurança e higienização. 

Já a Latam anunciou que deverá retomar voos entre Teresina e Fortaleza a partir do 1º de julho e a ideia é recuperar, ainda em junho, 62% dos voos domésticos. 

A companhia aérea Azul, por sua vez, anunciou que irá reforçar voos em Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Juazeiro do Norte com a proposta de atender o aumento da demanda devido ao inverno brasileiro que convida turistas a virem para o Nordeste. 

Malha aérea de junho

Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), a expectativa do setor é que haja um aumento de 12% na malha aérea de voos nacionais em todo o Brasil ainda no mês de junho. A expectativa do setor vem depois de uma série de quedas e marca a continuação da retomada do setor. 

Segundo o MTur, empresas como a Gol e a Latam tiveram alta de 60,4% e 59,2%, respectivamente, no número de viajantes voando pelas companhias aéreas. Já a Azul, no mesmo período, teve uma alta de 13,6%.

“Estamos com a expectativa de que os próximos meses sejam ainda melhores em todos os segmentos turísticos, principalmente com o avanço da vacinação. O turismo doméstico voltará com muito mais força e precisaremos de uma malha aérea que atenda a necessidade dos nossos turistas”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em nota enviada para a imprensa. 

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a média diária de decolagens para junho deve ainda ultrapassar 1.300, maior número dos últimos três meses. De acordo com a Anac, o mês que registrou o maior volume de partidas de aeroportos no País desde o início da pandemia foi janeiro, com 1.798 no total. 

Turismo Responsável

Para garantir segurança a todos em relação ao turismo, o Ministério do Turismo criou o selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Em maio, no Ceará, 834 estabelecimentos e pessoas haviam conquistado a certificação, como Beach Park; Teatro RioMar; Hotel Sonata de Iracema; Moleskine Gastrobar; Vila Kalango, de Jericoacoara.

Além do Ministério do Turismo, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) também lançou um selo para indicar os locais que foram certificados pelo Estado por estarem seguindo os protocolos de biossegurança. Segundo dados da Sesa, até maio deste ano, 232 estabelecimentos haviam sido reconhecidos com o Selo Lazer Seguro no Estado.

 

PUBLICIDADE