HOME Notícias
Ricardo Lopes: o nome na Santa Sophia

Referência no segmento de água purificada.

Ele trabalhava no segmento da construção civil, mas descobriu no segmento de água mineral purificada a sua verdadeira vocação e paixão. Hoje, Ricardo Edson Bastos Lopes, 47 anos, formado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1997, administra com sucesso a empresa Santa Sophia, especializada em água purificada adicionada de sais.

Em conversa com a Frisson, o empresário revelou como tudo começou e como o sucesso alcançou.

Como começou o seu desenvolvimento com esse segmento de mercado?

Há 15 anos, eu trabalhava com construção civil e, entre uma obra e outra, fui influenciado por um amigo – cliente a prospectar um poço em um terreno, localizado em Messejana. Fui surpreendido pela qualidade da água. A partir daí, meu envolvimento foi completo.

Quais os desafios que superou no início dessa jornada?

Foram muitos. Desde toda a parte burocrática para a legalização da empresa (pois o mercado era quase um cartel à época) à resistência inicial às águas adicionadas de sais, setor que atuo. O sindicato das bebidas, inicialmente, fez muita pressão para proteger as águas minerais e nos criou alguns obstáculos. Hoje, com a marca solidificada, a expansão bem estruturada é o nosso maior desafio.

Por que a denominação da empresa?

O nome da empresa é uma homenagem à Sophia, minha filha.

Qual a estrutura da empresa hoje?

Contamos com máquinas de última geração completamente automatizadas, o que nos permite uma capacidade de produção de 1.500 garrafões de 20 lts/hora e 24 mil garrafas de 500 ml/hora. Isso nos dá uma boa margem para a demanda crescente.

E o posicionamento da empresa no mercado atualmente?

Estamos na liderança no segmento das águas adicionadas de sais e entre as marcas mais vendidas de um modo geral no Estado do Ceará.

Quais os diferenciais da empresa para a conquista do público consumidor?

O alto controle de todo o processo, desde o envase à distribuição, gerando um produto de qualidade indiscutível que conquistou a confiança do público consumidor.

Qual o público maior da empresa?

Focamos nossa distribuição nas classes B e C por ser um público muito mais abrangente e em franco crescimento de consumo.

A grande missão da empresa é...

Produzir um produto cuidadoso, honrando a confiança do consumidor e contribuindo para o crescimento do nosso Estado.

Como analisa a empresa no contexto do mercado de trabalho cearense?

Geramos 150 empregos diretos e demandamos serviços a inúmeras empresas parceiras na manutenção da empresa e fornecimento de matéria prima para embalagens.

Quais os objetivos da empresa para o futuro?

Ampliar nossa abrangência no mercado, dando segmento à expansão para o interior do Estado.

Como você avalia a participação dos cearenses para o sucesso da empresa?

Desde o início, fomos abraçados pelos consumidores, que deram um voto de confiança ao nosso produto. É para eles que buscamos ser cada vez melhores.

Como lida com o sucesso profissional?

O sucesso é fruto do trabalho e do aprendizado constante nesse mercado. Procuramos construir uma empresa sólida e cada vez mais conceituada.

Quais as dificuldades que mais enfrenta no cotidiano?

Muita burocracia e concorrência desleal, pois muitas vezes são praticados preços abaixo do custo na tentativa de ganhar mercado.

De que forma você administra o tempo entre a carreira e a família?

Procuro separar bem as coisas e não levo trabalho para casa. Durante a semana, me dou o luxo de fazer quase todas as refeições em casa, pois é sempre um momento de diálogo importante para nós.

O que gosta de fazer no tempo livre?

Gosto de sair com a família e amigos e viajar.

Bate-volta rapidinho:

Um sonho: Ver nosso País com segurança e bem governado, com educação e saúde condizentes com a carência real da nossa gente;

Um defeito: a pressa;

Uma ambição: Posicionar a empresa, sempre, entre as melhores do mercado;

Um lugar para viajar: Todos, em boa companhia;

Uma qualidade: Perseverança;

Viver é: Uma bênção diária;

Deus: Meu protetor;

Família: Motivação maior para mim;

Amigos: Válvula de escape para as pressões do dia a dia

Felicidade: Saúde e vida em família.

Veja mais fotos by Lino Vieira.

PUBLICIDADE