HOME Notícias
Mirella Freire Rocha: uma nutricionista Frisson

Formada em 2001 pela Universidade Federal de Pernambuco, Mirella Freire Rocha consagrou seu nome no ramo de nutrição cearense.

Sendo uma das profissionais mais respeitadas na área, ela fala com naturalidade sobre o assunto. “A partir do momento que as pessoas me procuram, boa parte delas já está bem preparada para algumas mudanças no estilo de vida, mas isso tem que vir da própria pessoa, tem que ser um desejo e uma vontade de mudar internamente. Percebo que, quando é para agradar outras pessoas ou por algum tipo de cobrança que não seja dela mesmo, as intervenções não funcionam muito bem. Cada um tem seu time, é preciso estar realmente disposto para abrir mão de alguns prazeres, ter disciplina e deixar a preguiça de lado”, disse.

A seguir, na entrevista da semana da Coluna Frisson, saiba mais sobre a nutricionista Mirella Freire e algumas dicas para mudar de estilo de vida já nesse começo de 2015.

O nutricionista é cada vez mais procurado nos dias de hoje. Qual pensa ser a razão dessa crescente procura?

Acho que em parte isso se deve muito à disseminação de informações e à exposição de pessoas formadoras de opinião pelas redes sociais e outros veículos de comunicação.

Trabalhar com estética é conviver com pessoas com autoestima elevada e, ao mesmo tempo, com pessoas com baixa autoestima? De que maneira você avalia que seu trabalho interfere na vida das pessoas?

Acho que, a partir do momento que as pessoas me procuram, boa parte delas já está bem preparada para algumas mudanças no estilo de vida, mas isso tem que vir da própria pessoa, tem que ser um desejo e uma vontade de mudar internamente. Percebo que, quando é para agradar outras pessoas ou por algum tipo de cobrança que não seja dela mesmo, as intervenções não funcionam muito bem. Cada um tem seu "time", é preciso estar realmente disposto para abrir mão de alguns prazeres, ter disciplina e deixar a preguiça de lado.



Consultar uma nutricionista significa “passar fome”?

Nem sempre, mas pode acontecer de sentir um pouco no início. Depois, o corpo acostuma...

Quais são os maiores inimigos da saúde?

Sedentarismo, alimentação de má qualidade (alimentos processados, refinados, excesso de sal e açúcar), consumo excessivo de álcool, fumo e estresse.

Quais alimentos devemos evitar?

De um modo geral: os industrializados, processados, embutidos, refinados, excesso de farinha de trigo e frituras.

Que diferença há entre se alimentar de produtos integrais e produtos refinados?

Os integrais conseguem preservar os nutrientes naturalmente presentes no alimento, já os refinados costumam perder esses nutrientes durante o processo.

O que é a dieta do DNA? É possível descobrir o que engorda numa pessoa e liberar o resto?

É uma dieta baseada em algumas características metabólicas de acordo com o DNA. Mas não é bem assim que funciona, ela apenas dá algumas diretrizes de como deve ser a base da dieta, por exemplo: low carb, mais proteína ou com mais gorduras, do bem, claro. Ela também fornece informações com relação ao melhor exercício para aquela pessoa emagrecer, possíveis deficiências nutricionais e algumas intolerâncias alimentares.

O trabalho para emagrecer é de médio a longo prazo. As pessoas persistem e têm paciência de fazer todo tratamento até chegar ao resultado esperado?

A maioria, sim. Acho as pessoas cada vez mais conscientes de que a mudança deve ser para sempre, ou seja, um estilo de vida.


Existe uma “dieta-padrão” ou cada pessoa deve ter o seu próprio regime alimentar? Do que depende uma dieta adequada a cada pessoa?

Cada uma deve ter a sua, a partir de dados pessoais, histórico familiar, exames físicos, bioquímicos, sinais e sintomas clínicos, estilo de vida, tipo e intensidade de treino, sensibilidades alimentares. É o que chamamos de "individualidade bioquímica".

Emagrecer e ficar com pele nova e saudável hoje é o sonho de quase todo mundo. Existe algum mecanismo estético que ajude além de dieta e exercício físico? Você dá esse suporte a seus pacientes? Como?

Sim, existem vários suplementos, nutricosméticos no mercado, que, quando usados com critério e associados a dieta, trazem ótimos resultados.


Percebemos que você é bem vaidosa. Como se cuida? Faz algum esporte? Vai à academia?

Sempre fui muito ativa. Desde criança, fui atleta e dançarina. Hoje, faço musculação com personal, spinning e pratico Yoga há 11 anos. Com relação à alimentação, apenas tento fazer boas escolhas, não conto calorias, minha neurose é com relação à qualidade nutricional. Evito alguns alimentos que me sensibilizam. Também não sou gulosa e acho que isso ajuda muito!

Qual segredo para você ter tanta autoestima?

Anos de psicanálise (risos).

Você é nova, mãe, esposa e tem um super cuidado com seu corpo. Você dedica muitas horas do dia para malhação ou compensa mais na alimentação?

Nem um nem outro, tento manter o equilíbrio em ambos.

Você é adepta de algum procedimento estético? Quais seus cuidados diários? É muito exigente?

Ano passado, comecei algumas sessões de radiofrequência para prevenir flacidez e estou amando! Sempre que dá faço também limpeza de pele e hidratação no cabelo.

Com uma rotina tão atribulada, como administra o tempo entre as obrigações em família?

Ah, isso é o mais difícil, vivo correndo para dar conta de tudo e nunca arrumo desculpas para faltar meus compromissos, mas no final acho que consigo cumprir tudo com prazer.

Quais são as principais regras a seguir para uma alimentação saudável?

Procurar ajuda de um profissional da área, fazer boas escolhas, ter moderação e muito bom senso.

Nas horas vagas, o que mais gosta de fazer?

Dormir e ler, quando as minhas pequenas deixam, claro!



Conte algum caso inusitado de um paciente em seu consultório.

Tive uma paciente com uma doença auto-imune que estava passando por uma fase muito difícil da doença e com varias limitações por conta disso. Conseguimos em um curto período de tempo retomar a vida normal dela e junto com o médico retirar quase todas as medicações. Ao final da dieta/tratamento, ela era outra pessoa. Não dá nem para descrever, é uma longa história. Muito gratificante!

Qual é o papel do exercício físico no contexto de uma alimentação saudável?

Na minha opinião, exercícios regulares são fundamentais e devem andar de "mãos dadas" com uma boa alimentação. Dizem por aí que ele é apenas 30% do contexto, eu discordo, acho que é 50%.

Você comanda um restô de comidas saudáveis, dá cursos, além de atender seus pacientes. Para esse ano de 2015, tem em mente ainda algum novo projeto? Quais são seus planos?

Minha cabeça não pára, né? Mas tenho uma super equipe comigo e no início de 2014 começamos um programa de detox que é único aqui em Fortaleza. No próximo dia 19 de janeiro, teremos a 13ª turma desse programa. Acontece lá no myDetox (Av. Santos Dumont, 2456, andar SL, Ed. Corporate Plaza) todos os meses, durante 5 dias. Saiu também nosso aplicativo com várias receitas. Lançamos nossas refeições congeladas.

A procura pelo curso de Nutrição tem aumentado. O que você aconselha a quem planeja seguir a carreira?

Dedicação e muito amor.

E o que é importante na hora de escolher um nutricionista e confiar a ele sua alimentação e estilo de vida?

O mais importante, como falei antes, é estar aberto às mudanças que ele irá propor. Importante que ele tenha experiência e especialização na área que a pessoa necessita e esteja sempre se atualizando.

Bate-volta rapidinho!
Um sonho… Ver o Brasil mudar, tem tanta coisa errada.
Um defeito… Impaciência.
Uma ambição… Envelhecer com saúde mental e física.
Uma qualidade… Bondade.
Viver é… Entender que a vida tem altos e baixos e que as pessoas são como elas são e não como gostaríamos que fossem.
Defina Mirella... Uma pessoa abençoada e muito grata por tudo o que a vida me proporciona.

Veja mais nas fotos a seguir by Paulo Máximo.

PUBLICIDADE