HOME Notícias
Evandro Leitão fala sobre possível candidatura à Prefeitura de Fortaleza

O Presidente da Assembleia Legislativa visitou o Grupo Cidade e falou à Jovem Pan News Fortaleza sobre o tema


Foto: Divulgação

No último dia 1º de agosto, a Assembleia Legislativa do Ceará retomou as atividades após o recesso parlamentar. A casa deve ter um semestre movimentado com muitas pautas importantes para o estado. As eleições de 2024, claro, vão estar nas discussões do parlamento, não enquanto projetos de lei, mas como articulação dos deputados.

O Presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), chega como um dos nomes mais fortes para a campanha do ano que vem, e isso não apenas se for candidato, mas como uma das lideranças mais consolidadas do seu partido, o PDT.

Em abril deste ano, o deputado estadual De Assis Diniz (PT) disse que queria Evandro como candidato do PT nas eleições municipais em Fortaleza ano que vem.

“Eu acho que é. Não tenho carta, procuração, mas tem compromisso. Vamos conversar, discutir com a Luizianne. Vamos trazer o nosso presidente da Assembleia para dentro do PT", afirmou Diniz.

Depois disso, Diniz voltou a falar sobre essa possibilidade, mesmo após o tema arrefecer no PT. Já Evandro Leitão tem se mantido discreto e não dá nenhum sinal de que o plano de Diniz é viável; mas também não nega.


Evandro Leitão e Gaída Dias (Foto: Divulgação)

O que diz Evandro

Em entrevista à Jovem Pan News Fortaleza nesta quarta-feira (9), o Presidente da Assembleia foi questionado sobre o assunto. Esquivou-se. No entanto, não negou.

“Eu estou no PDT há 14 anos, foi o meu primeiro e único partido, que meu a oportunidade e condição de mostrar o meu trabalho. É fato e público que, desde o ano passado, nós tivemos diversos problemas partidários e esses problemas até hoje perduram. Eu, particularmente, desejo que a chegada do senador Cid Gomes à presidência do partido possa de alguma forma pacificar a legenda. Esse é o interesse de cada um de nós. Mas eu não posso estar aqui tentando, de alguma forma, fazer suposição para o meu futuro. O futuro a Deus pertence. A política é extremamente dinâmica”, disse.

Imbróglio PT x PDT

De Assis Diniz citou que queria conversar com a deputada federal Luizianne Lins pelo fato de ter sido ela, Luizianne, a candidata do PT à prefeitura da capital nas últimas 2 eleições. Além disso, Evandro tem forte proximidade com o grupo dos irmãos Ferreira Gomes, desafeto político de Luizianne.

Tradicionalmente ela não trata com Cid e Ciro Gomes. Essa diferença política vem desde o período que a petista era prefeita de Fortaleza, nos anos 2000, e Cid era governador do Ceará à mesma época.

Evandro Leitão é filiado ao PDT, partido de Ciro e Cid Gomes, e também do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto. Recentemente, Sarto foi criticado por aliados por uma aproximação com o PL, partido de oposição e com vínculo com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, o ex-prefeito de Fortaleza, e candidato ao governo do Ceará em 2022, Roberto Cláudio, tornou-se presidente do PDT em Fortaleza. RC não deixou brechas para especulações sobre uma possível candidatura sua à prefeitura da capital. Ele também defendeu o prefeito Sarto, mas disse que mantém oposição ao governo Elmano de Freitas, do PT.

Histórico

Evandro Leitão é filiado ao PDT, partido de Ciro e Cid Gomes, e também do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, que deve concorrer à reeleição. Recentemente, o deputado estadual Júlio César Filho (PT) também defendeu a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa para a Prefeitura de Fortaleza em 2024.

O link com a entrevista na íntegra segue abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=CSiuG4Dtdyk

PUBLICIDADE