
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), afirmou que sua gestão está promovendo uma ampla reestruturação das unidades de saúde municipal. “Nós estamos recuperando praticamente toda a estrutura física dos hospitais”, disse o gestor, destacando intervenções desde postos de atenção primária até hospitais de maior complexidade, como o Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Instituto Dr. José Frota (IJF).
O prefeito ressaltou ainda que a normalização do abastecimento de medicamentos, depois de um período crítico no início do ano, foi um dos pontos centrais para fortalecer o atendimento à população. “A rede conta com farmácias básicas, polos e de alto custo, atendendo às diferentes demandas da população”, afirmou.
Além disso, Evandro anunciou a contratação de 750 novos profissionais de saúde, reforçando tanto a atenção primária quanto os serviços hospitalares e de saúde mental.
Educação infantil e creches: cerca de 7 mil novas vagas
O prefeito tem um olhar especial para o tema da educação infantil e criou aproximadamente 7 mil novas vagas em crechessó em 2025. O objetivo é reduzir a fila histórica de espera por vagas em Fortaleza, problema reconhecido pela gestão e que hoje representa milhares de famílias aguardando atendimento.
Evandro também falou sobre a climatização das escolas municipais, lembrando que no início de seu mandato apenas cerca de 15% das unidades tinham ar-condicionado — percentual que deve dobrar. “No início do ano, eu comecei a visitar todos os nossos equipamentos… e defini que universalizar a climatização de todas as nossas escolas é um compromisso que eu fiz”, declarou.
O chefe do executivo destacou ainda a preparação da rede hoteleira — com ocupação em torno de 95% no fim de ano— e a mobilização das forças de segurança para garantir tranquilidade nos eventos. “Com segurança… Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal… todos trabalhando de forma integrada”, disse.
Futebol e cultura esportiva: estádio pronto e com reconhecimento facial
Já sobre o calendário esportivo de 2026, Evandro Leitão afirmou que o Estádio Presidente Vargas está em condições de receber jogos do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. “O estádio está de portas abertas, de braços abertos… em perfeitas condições”, comentou, ressaltando ainda a implantação de tecnologia de identificação facial para reforçar a segurança dos torcedores.
Política e eleições 2026: apoio à base aliada e construção de chapa
Sobre o cenário político de 2026, Evandro Leitão sinalizou apoio à continuidade da aliança que envolve o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Elmano de Freitas (PT). Segundo ele, o cenário ideal inclui a reeleição de Lula, a continuidade do governo estadual com Elmano e a construção de uma chapa diversa para o Senado, com nomes que dialoguem com os partidos da base aliada.
Evandro ressaltou que “a escolha deve passar por ampla discussão dentro do arco de alianças”, sobre possíveis nomes ao cargo de senador em 2026.
Sobre a formação da chapa majoritária para o Senado, Evandro Leitão evitou cravar definições, mas citou diversos nomes que, segundo ele, qualificam o debate político. Entre os mencionados estão os deputados federais José Guimarães, Júnior Mano e Eunício Oliveira, o senador Cid Gomes, o chefe da Casa Civil do Estado do Ceará Chagas Vieira e o empresário Chiquinho Feitosa. O prefeito ressaltou que a escolha deve passar por ampla discussão dentro do arco de alianças, com diálogo entre as forças políticas que compõem a base aliada.