
Foto: Reprodução
O Boi-Bumbá Garantido venceu a 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, e conquistou o 33º título. Nos três dias de apresentação, o boi da Baixa do São José exaltou suas origens, reverenciou a ancestralidade e cantou pela esperança, destacando a necessidade da preservação da Amazônia.
A apuração ocorreu nesta segunda-feira (30), a partir da análise técnica dos jurados, com notas de 0 a 10, em 21 itens.
Espetáculo Vermelho
O Boi Garantido abriu a primeira noite do 58º Festival de Parintins, na sexta-feira (27), com o tema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, apostando na valorização das raízes culturais da Amazônia e na força da sua torcida, a galera encarnada. A apresentação se destacou pelos elementos da cultura ancestral da floresta, com destaque para a Lenda Amazônica “Tapyr’yawara” e o Ritual Indígena “Moyngo – A Iniciação Maraguarem”.
Boi do Povão
No sábado (28), o Garantido voltou à arena com o tema “Garantido, Patrimônio do Povo”, como parte do projeto “Boi do Povo, Boi do Povão”. A apresentação enalteceu as matrizes populares, indígenas e afro-brasileiras do boi encarnado. Um dos momentos de maior destaque foi o Ritual Indígena “Ajíê”, conduzido pelo pajé Adriano Paquetá, em uma performance que uniu espiritualidade, tradição e arte.
A terceira e última noite, no domingo (29), foi marcada pelo espetáculo “Garantido, Boi do Brasil”, com homenagens emocionantes ao compositor Chico da Silva, autor de toadas históricas, como “Vermelho”, além da despedida de Denildo Piçanã, figura icônica do bumbá. Uma emoção sem igual!
A Frisson cumprimenta e parabeniza o Boi Garantido pela vitória e pelo emocionante espetáculo em Parintins. Viva o Boi do Povão!