HOME Notícias
Festival internacional exibe documentário sobre a prisão de Caetano Veloso na ditadura


Foto: Divulgação

O documentário Narciso em Férias, sobre a prisão de Caetano Veloso em 1968, durante a ditadura militar, foi selecionado para a edição 77 do Festival de Veneza, na seção oficial Out of Competition.

O filme é uma realização da Uns Produções, produzido por Paula Lavigne e coproduzido pela VideoFilmes, de Walter Salles e João Moreira Salles, e foi escrito e dirigido por Renato Terra, de Uma Noite em 67, e Ricardo Calil, de Cine Marrocos.

O Festival de Veneza é o primeiro a ser realizado depois do coronavírus, mas com uma programação reduzida, entre os dias 2 e 12 de setembro.

Em Narciso em Férias (Narcissus off Duty), o músico e compositor Caetano Veloso relembra sua prisão, quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas residências em São Paulo por agentes militares à paisana no dia 27 de dezembro de 1968, 14 dias depois de decretado o AI-5. Os compositores foram levados ao Rio de Janeiro, deixados em duas solitárias por uma semana e, depois, transferidos para celas.

A censura prévia impediu os jornais de divulgarem suas prisões. Depois de 50 anos, ele relatou o período mais duro de sua vida e refletiu sobre os 54 dias que passou encarcerado. "Eu me lembro muito de uma frase que o Rogério Duarte me disse logo que eu fui solto: 'Quando a gente é preso, é preso para sempre'. Acho que é assim mesmo", desabafou Caetano sobre o lamentável período.

Assista ao vídeo:

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Classe artística se revolta com Regina Duarte
Fim de semana agitado
Caetano Veloso em Fortaleza
Gal Costa em Fortaleza