HOME Notícias
Papa Leão XIV anuncia novos bispos auxiliares de Fortaleza


Foto: Divulgação

O papa Leão XIV nomeou dois novos bispos auxiliares para reforçar a condução da Arquidiocese de Fortaleza, sob responsabilidade de Dom Gregório Paixão. Eles atuarão no acompanhamento das 149 paróquias e áreas pastorais distribuídas por 31 municípios do Ceará. 

 

Os nomes anunciados são: o monsenhor Jânison de Sá Santos e o monsenhor Antônio Carlos do Nascimento. 

 

O padre Jânison, atualmente subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e integrante do clero da Diocese de Propriá, em Sergipe, foi designado bispo titular de “Cillio” e auxiliar da Arquidiocese. 

 

Já o monsenhor Antônio Carlos, que pertence ao clero de Fortaleza e exerce as funções de vigário judicial, presidente do Tribunal Eclesiástico e vigário da Paróquia Mãe Santíssima, tornou-se bispo auxiliar e titular de “Cibaliana”. 

 

Dom Gregório Paixão celebrou as nomeações, que classificou como um verdadeiro “presente” da Santa Sé, e pediu que os fiéis acolham os novos auxiliares com carinho e espírito comunitário.

 

Padre Antônio Carlos

 

Nascido em Fortaleza em 22 de novembro de 1972, o monsenhor Antônio Carlos possui formação em Filosofia, pela UECE, e em Teologia, pelo ITEP. É mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana e conta com atualizações na Sacra Rota Romana e na Pontifícia Universidade Católica Argentina, onde iniciou seu doutorado. 

 

Ingressou no seminário menor Dom Aloísio Lorscheider em 1995, passando posteriormente pelo Seminário Maior Regional Nordeste I. Foi ordenado presbítero em 22 de dezembro de 2003, na Catedral Metropolitana. 

 

Desde então, exerceu diversas funções pastorais e administrativas, entre elas vigário paroquial em Messejana, pároco nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Pio X, auditor no Tribunal Eclesiástico e professor de Direito Canônico. 

 

Atualmente, atuava como vigário paroquial da Paróquia Mãe Santíssima e assessor canônico do Regional Nordeste I.

 

Padre Jânison de Sá

 

Natural de Propriá, Sergipe, onde nasceu em 8 de dezembro de 1969, o monsenhor Jânison construiu sua formação inicial nas instituições diocesanas de sua cidade. Estudou Filosofia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, em Olinda, e concluiu sua formação teológica em Roma, na Pontifícia Universidade São Tomás, em 1995, ano em que foi ordenado presbítero. 

 

Com mestrado e doutorado em Teologia Catequética pela Universidade Pontifícia Salesiana, além de pós-doutorado pela PUC-Rio, destacou-se nacionalmente pelo trabalho dedicado à Catequese. 

 

Foi reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju, entre 2011 e 2018, lecionou diversas disciplinas teológicas e contribuiu com a Pastoral Carcerária. 

 

Também é autor de artigos, livros e materiais de apoio à Comissão Bíblico-Catequética Nacional, além de atuar como assessor em dioceses e regionais em temas como Iniciação à Vida Cristã, catequese e sinodalidade.

PUBLICIDADE