
Foto: Sercom
O dia de São Francisco das Chagas, neste sábado (4), foi celebrado com grande fervor em Canindé e com um profundo sentimento de fé, gratidão e saudade entre os milhares de devotos que participaram do encerramento da tradicional Festa de São Francisco 2025.
Desde as primeiras horas da manhã, o Santuário de São Francisco das Chagas recebeu uma multidão de romeiros vindos de diversas regiões do Brasil. Missas, confissões e visitas à Casa dos Milagres movimentaram o espaço sagrado, onde a devoção franciscana se manifesta em gestos de fé, esperança e amor. Na imponente Basílica, os fiéis se aproximaram do altar para agradecer pelas graças alcançadas e renovar seus pedidos ao Santo da Paz e da Esperança.
O ponto alto da celebração foi a emocionante procissão com a imagem de São Francisco das Chagas, que neste ano completou 250 anos de presença no Santuário. O cortejo percorreu as ruas de Canindé ao som do tradicional cântico “Que santo milagroso, que santo milagroso, São Francisco é de fato um santo milagroso”, entoado com fervor por uma multidão que encheu a cidade de devoção e emoção.
Na praça da Basílica, completamente tomada pelos fiéis, o Reitor do Santuário, Frei Gilmar Nascimento, conduziu o momento de encerramento, expressando gratidão a todos que contribuíram para a realização do festejo. Ao lado dos frades, Frei Marconi Lins e Frei Rogério Lopes, Frei Gilmar ministrou a Bênção de São Francisco, encerrando o ciclo de fé com uma mensagem de esperança e união.
O reitor também anunciou a próxima edição da festa, que acontecerá de 7 a 17 de outubro de 2026, reforçando o convite para que os devotos retornem a Canindé no próximo ano. O encerramento foi coroado por um belíssimo show pirotécnico, iluminando o céu e os corações dos romeiros, que deixaram o Santuário renovados na fé e na devoção ao padroeiro de Canindé.