HOME Notícias
Festa de São Francisco de Canindé 2022 será presencial

O atendimento às confissões também voltará à programação dos festejos

Festa de São Francisco realizada em Canindé é a maior das Américas 

A Festa de São Francisco das Chagas de Canindé neste ano de 2022 voltará ao formato presencial, e acontecerá de  6 a 16 de outubro, após o dia de São Francisco, isto por conta das Eleições. O tema desta edição da festa será  “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho”.

As novidades da maior festa de São Francisco nas Américas foram apresentadas nesta terça-feira, dia 2 de setembro, data importante no calendário franciscano que marca a celebração do Perdão de Assis. “Teremos uma  festa especial, pois depois de dois anos sem a celebração  presencial, estamos com o grito Viva São Francisco preso na garganta. Estamos com saudades da festa, estamos com saudades do romeiro que vem de todos os lugares a pé, de bicicleta, de moto ou de carro para venerar São Francisco”, ressalta o Reitor do Santuário de Canindé, Frei Gilmar Nascimento, OFM. 

O frade ainda destaca a importância da festa do Pai Seráfico para Canindé. “O Canindeense traz em sua essência o amor e a devoção a São Francisco das Chagas. Uma marca que vem lá do comecinho da nossa história quando os primeiros missionários passaram por estas terras tão sofridas, contudo, agraciada por Deus. Estamos todos tomados de uma grande alegria para celebrar os festejos deste ano”. 

No dia da impressão das chagas de Cristo em São Francisco, celebrada em 17 de setembro, será realizada uma grande carreata pelas ruas de  Canindé e na ocasião será apresentada a programação detalhada da festa. 

Na última edição presencial, pelo menos 1 milhão de pessoas passaram pela cidade localizada no Sertão cearense que celebra São Francisco há mais de 200 anos. A primeira celebração começará às 2h da madrugada em preparação para o hasteamento da bandeira com uma Missa a ser celebrada às 4 horas da manhã. O dia 16 contará com a Celebração Eucarística presidida por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza. 

Confissões

O Santuário ainda informa que as confissões retornarão nesta festa. É muito comum nas promessas dos romeiros o voto de se confessar no Santuário, no período da festa. 

Procissão 

 As procissões são uma marca da Festa de São Francisco das Chagas. A primeira delas acontecerá no dia 6 de outubro percorrendo diversas ruas de Canindé. Do dia 7 a 15 de outubro será realizada, diariamente, a procissão com o Painel de São Francisco, sempre saindo do Santuário em direção à Praça dos Romeiros, às 17h30. A procissão festiva está programada para o dia 16, no último dia da festa, e leva à sua frente a imagem de São Francisquinho, a imagem primitiva que deu origem à devoção. 

Acolhimento 

Os romeiros poderão contar com a Pousada Franciscana para o acolhimento. Localizada ao lado do Convento Santo Antônio, em um prédio histórico, datado de 1988, oferece 40 quartos, bem equipados para acomodar os visitantes romeiros com todo conforto e segurança. O local também possui estacionamento privativo para veículos. O espaço ainda conta com um anfiteatro, dois auditórios, uma capelinha, refeitório amplo com sala de recepção, além de cozinha e lavanderia.

Zoológico 

Um dos pontos turísticos ligados ao Santuário de Canindé é o Zoológico São Francisco. O local abriga 490 animais entre aves, mamíferos e répteis. O espaço é um dos três Parques Zoológicos existentes no Estado do Ceará, registrados pelo Ibama e pela Semace. 

SERVIÇO

Festa de São Francisco das Chagas de Canindé

Tema: “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho”.

Data: 6 a 16 de outubro 

Local: Santuário de Canindé 

Transmissão: https://www.youtube.com/user/SantuariodeCaninde 

PUBLICIDADE