HOME Notícias
Izolda Cela mantém decreto estadual inalterado após reunião de comitê estadual da pandemia

A governadora ainda destacou que o comitê irá voltar a se reunir semanalmente

Foto: Reprodução Instagram

A governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), anunciou em suas redes sociais que o decreto estadual em relação à Covid seguirá inalterado pelo menos até o próximo domingo, 12. A decisão ocorreu após reunião do comitê estadual de enfrentamento à pandemia nesta sexta-feira, 3. 

“O número de casos da Covid mantém relativa estabilidade em todo o Ceará, de acordo com dados apresentados pelos especialistas das secretarias da Saúde do Estado e do Município. Mesmo assim, o comitê está atento ao aumento dos índices em outros estados, embora não haja repercussão aqui no Ceará na quantidade de casos e na questão assistencial”, escreveu a governadora em suas redes sociais. 

A governadora ainda destacou que o comitê irá voltar a se reunir semanalmente, "de forma a monitorar a situação do Ceará e do país. O atual decreto, válido até domingo (12), continua inalterado. Reforço, mais uma vez, a importância da vacinação a todos os cearenses. Vamos intensificar as campanhas para a dose de reforço da população adulta e D2 das crianças e adolescentes. Seguimos firmes, juntos, para superar de vez essa pandemia".

Segundo dados do IntegraSUS, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid e para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estava em 83,87% na manhã deste sábado, 4. O número representa um aumento brusco das últimas semanas do Estado, quando a taxa estava em menos de 50%. 

Foto: Reprodução Sesa

No total, são 43 pessoas aguardando transferência para leitos de enfermaria e seis pessoas para leitos de UTI no Ceará. 

Entretanto, não houve um aumento significativo no número de casos durante o mês de maio, segundo os boletins epidemiológicos da Sesa publicados em abril e maio. Nas semanas epidemiológicas 19 e 20, que representam entre os dias 8 e 21 de maio, foram confirmados 502 novos casos e três óbitos. 

Já a média móvel estava em 33 na última sexta. Em fevereiro, a Frisson havia registrado uma média móvel de 9.277, número 281x maior. 

Até o momento, o Ceará já aplicou 8 milhões de vacinas na primeira dose, 7,4 milhões na segunda, 4,3 milhões na terceira e 234 mil na quarta, segundo o vacinômetro da Sesa para informações da última quinta-feira, 2. 

PUBLICIDADE