HOME Notícias
Campanha mobiliza pessoas para doar sangue, plaquetas e medula para repórter cearense Marina Alves

A mobilização “Todos Por Marina”, indica que, para uma pessoa ajudar, é necessário ir até o Fujisan, na Barão de Studart, e indicar o deseja de fazer uma doação para Marina

Foto: Reprodução do Instagram

Amigos, família e colegas da repórter Marina Alves vêm se mobilizando para ajudar a jornalista. Em tratamento contra um linfoma, ela precisa de doações de sangue, plaquetas e medula óssea. A mobilização “Todos Por Marina”, indica que, para uma pessoa ajudar, é necessário ir até o Fujisan, na Barão de Studart, e indicar o deseja de fazer uma doação para Marina, indicando seu nome completo, Marina Alves Bezerra. 

Para doar sangue, os candidatos precisam estar saudáveis, bem alimentados, pesar acima de 50kg e ter entre 16 e 69 anos. É necessário enviar um documento oficial com foto. No caso de menores de idade, é preciso apresentar um termo de consentimento formal assinado por um responsável legal.

O Fujisan funciona de segunda a sexta-feira é de 7h30min às 16h30min, e aos sábados, de 7h30min às 13 horas.

Já para plaquetas, as condições são parecidas com as de sangue. É necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 60kg e não ter recebido transfusão de sangue anteriormente. A pessoa não pode ter ingerido  bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e recomenda-se que o candidato evite fumar pelo menos por duas horas antes do procedimento.

Para doação de plaquetas, o horário do Fujisan é de segunda a sexta, entre 7h30min e 15 horas, e sábados, entre 7h30min e 11 horas. 

Já para a doação de medula óssea, é necessário realizar um cadastro em um dos postos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ter entre 18 e 35 anos, não ter tido câncer e apresentar documento de identidade. A doação depende da compatibilidade do candidato com o paciente, mas, caso Marina não seja escolhida, a doação será direcionada para qualquer paciente que necessite. 

O procedimento pode ser realizado no Hemoce, no bairro Rodolfo Teófilo, ou nos postos de atendimento do órgão no IJF, na Praça das Flores ou no Shopping RioMar Fortaleza.

 

PUBLICIDADE