HOME Notícias
Retomada econômica começa nesta segunda; veja o que pode e não pode abrir

Além do toque de recolher, entre 20h e 5 horas, nos dias de semana, e o retorno do lockdown, durante os fins de semana, o decreto determina o funcionamento de atividades econômicas

Foto: Divulgação

Esta segunda-feira, 12, marca o começo da reabertura econômica no Ceará. O decreto, publicado no sábado, 10, define a reabertura de diversas atividades, enquanto outras ficaram ainda para um próximo momento. 

Além do toque de recolher, entre 20h e 5 horas, nos dias de semana, e o retorno do lockdown, durante os fins de semana, o decreto determina que algumas atividades ainda deverão permanecer fechadas ou define a capacidade do número de pessoas de alguns locais. O Estado estava em lockdown desde o dia 13 de março. 

Confira o que abre e não abre com o novo decreto: 

O que permanece fechado 

Diversos setores seguirão fechados de acordo com o novo decreto. São eles: barracas de praia, academias, cinema, museus, teatros, 

Bares e restaurantes 

O setor de bares e restaurantes é um dos que teve mudanças com o novo decreto. Fica vedado o funcionamento do setor durante os fins de semana e, durante dias úteis, o funcionamento ocorre das 10h às 16 horas (se localizados na rua) e das 12h às 18 horas (se localizados dentro de pátios e shoppings); há um limite de 25% da capacidade de atendimento, como um máximo de 6 pessoas em cada mesa. Ficam proibidos fila de espera na calçada, festas e atendimento de pessoas em pé. Entregas via delivery podem continuar. 

Setor hoteleiro 

Da mesma forma, o setor hoteleiro passa por mudanças em relação ao funcionamento. Com limite de 80% da capacidade, os hotéis também possuem limite máximo de pessoas por quarto, com um máximo de 3 adultos ou 2 adultos e 3 crianças.Os restaurantes de hotéis só podem funcionar das 16h às 20 horas, desde que exclusivamente para hóspedes, além de proibição de festas e eventos, fechados ou abertos. 

Igrejas, templos e cultos religiosos

Templos, igrejas e outros espaços de cultos religiosos poderão abrir, desde que com apenas 10% de sua capacidade, desde que seguidos todos os protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscara e proibição de eventos. Ainda, o Governo mantém a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente de forma virtual. 

Comércio

Já o comércio de rua e serviços que se situam fora de shoppings ou pátios, deverão funcionar entre 10h e 16 horas, com apenas 25% de sua capacidade de atendimento simultâneo. Já os dentro de shoppings funcionarão de 12h às 18 horas, mas também com o mesmo limite de capacidade. 

Escolas

O início da rebaertura permite que escolas privadas possam expandir as atividades presenciais para as turmas de 4 e 5 anos do ensino infantil, como tamém para 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, todas com até 35% da capacidade. Jpa escolas públicas permanecem fechadas.

PUBLICIDADE