HOME Notícias
Com 2ª onda da Covid, Senai reabre Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios

Essenciais para o tratamento de pacientes com Covid-19 que apresentem com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, os respiradores fazem com que o oxigênio chegue até os pulmões

Foto: Divulgação Senai

Com o aumento do número de casos da Covid-19 em todo o País e com os problemas em relação à fornecimento de oxigênio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) reabriu no último sábado, 13,  a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios.

Instalada em 2020 no Senai Jacarecanga, a central será mantida em operação durante esse momento de crise no Ceará. A reaberta foi solicitada pelo presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, após pedido do secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto. 

Essenciais para o tratamento de pacientes com Covid-19 que apresentem com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, os respiradores fazem com que o oxigênio chegue até os pulmões, no caso de pessoas que encontrem dificuldades em respirar. Dessa forma, os equipamentos são necessários no tratamento da Covid, sendo indispensável para o sistema de saúde. 

"Temos aqui toda a nossa equipe técnica do Senai Ceará, que é maravilhosa, competente e guerreira e dará conta do recado", ressaltou o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, em nota enviada para a imprensa. 

Falta de oxigênio 

O governador indicou, em suas redes sociais, que o Estado passa por problemas no fornecimento de oxigênio dos equipamentos municipais “pela questão da logística das empresas contratadas pelos municípios”. Segundo escreveu o líder do executivo no último sábado, 13, o problema não é pela falta de oxigênio, mas sim pela má distribuição. 

A reunião para discutir o problema contou com o presidente da Assembleia Legislativa, presidente da Associação dos Prefeitos (Aprece), MPCE, MPF, e os secretários da Saúde e da Casa Civil. Segundo Camilo, a rede estadual está com suporte o suficiente. 

De acordo com a secretária municipal de saúde, Ana Estela Leite, uma UPA localizada no bairro Edson Queiroz registrou, neste fim de semana, uma “sobrecarga de oxigênio”, mas que “nenhum paciente ficou sem oxigênio” após a transferência dos pacientes para outras unidades de atendimento, evitando um colapso. “Dias temos unidades sobrecarregadas. Outras ocasiões, essa sobrecarga pode comprometer a oferta de oxigênio. Um determinado momento são insumos, são medicamentos…”, disse a secretária, em live na manhã desta segunda-feira, 15, sobre o momento atual da pandemia.

 

PUBLICIDADE