HOME Notícias
Confira o que muda com o novo decreto estadual, válido a partir desta quarta, 3

O governador também adiantou que nesta sexta-feira, 5, o Comitê do Coronavírus do Estado deverá divulgar um novo decreto específico para o Carnaval.

Foto: Divulgação

O aumento de casos confirmados de coronavírus e a suspeita da nova variante no Estado motivaram o novo decreto estadual publicado nesta terça, 2, e válido a partir desta quarta, 3, até o próximo dia 17. Com o objetivo de evitar aglomerações, o novo documento é válido durante o período de Carnaval, que também foi suspenso no Estado. 

"O grande objetivo disso é evitar atividades lúdicas, evitar as festas, evitar as aglomerações (...). Isso para que a gente possa ter tempo para vacinar a população, salvar vidas e evitar que os casos possam crescer", disse Camilo, em live realizada nesta terça para indicar as mudanças. 

Todos os serviços e estabelecimentos não essenciais só poderão funcionar até as 20 horas durante os dias da semana, o que inclui shoppings, academias e lojas de conveniência. A reabertura só será permitida a partir das 6 horas do dia seguinte. Farmácias, supermercados, postos de combustíveis, laboratórios de análises clínicas, imprensas e meios de comunicação, segurança privada e serviços de saúde são considerados atividades essenciais. 

Nos fins de semana, bares, restaurantes e barracas de praia só poderão funcionar até às 15 horas. A partir deste horário, os estabelecimentos só poderão funcionar via delivery. 

Outra mudança anunciada nesta terça foi o encaminhamento de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa que prorroga o estado de calamidade pública por mais seis meses. A medida possibilita aos estados e municípios a antecipação de benefícios sociais, liberação de seguros e a prorrogação de pagamentos de empréstimos federais.

O governador também adiantou que nesta sexta-feira, 5, o Comitê do Coronavírus do Estado deverá divulgar um novo decreto específico para o Carnaval. O documento já havia sido anunciado em live que indicava medidas mais duras e fiscalizações mais rigorosas da vigilância sanitária.

Camilo também anunciou que, nesta quarta, irá participar de reunião com diversas instituições do setor de eventos para anunciar "medidas importantes para amenizar esse segmento que tem sofrido tanto ao longo desses onze meses de pandemia". 

Coronavírus no Ceará

Uma das principais preocupações destacadas por Camilo é a chegada de uma nova variante da Covid-19, que é mais transmissível e tem a capacidade de causar sintomas mais graves, inclusive em pessoas mais jovens. 

Nesta terça, 2, o Estado registrou 376.635 casos confirmados e 10.510 óbitos desde o começo da pandemia. A taxa de ocupação das Unidades de terapia intensiva (UTIs) segue em 81,31%, um número 20% maior do que quando o Estado estava estável, em outubro de 2020.

Vacinômetro no Ceará

Segundo o vacinômetro do Estado, 120.917 pessoas haviam sido vacinadas até a tarde desta terça-feira. Doze município já termianram de vacinar a população com as doses recebidas. São eles: Cruz, Iracema, Ibicuitinga, Granjeiro, Bela Cruz, Alcântaras, Capistrano, Choró, Fortim, Guaramiranga, Itaiçaba, Marco.

 

PUBLICIDADE