HOME Notícias
MPCE investiga Juazeiro do Norte e Quixadá por casos de “fura fila” da vacina da Covid-19

O caso de “fura filas” foi identificado não só no Ceará, mas em outros cinco estados brasileiros

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Ceará (MPCE) instaurou uma investigação para apurar os municípios de Juazeiro do Norte e Quixadá por suposta violação de regras em relação à fila da vacina, beneficiando pessoas que não fariam parte do grupo prioritário. Segundo a Secretaria do Estado, o primeiro lote de vacina tem como foco indígenas, idosos e pessoas com deficiência de mais de 18 anos e Instituições de Longa Permanência e profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19. 

No caso de Quixadá, o caso fica por conta da 3ª Promotoria de Justiça, que expediu uma recomendação à prefeitura para encaminhar uma lista sobre a qualificação das pessoas vacinas em até cinco dias. Questionada, a assessoria não indicou se já enviou a lista para o MPCE, mas enviou nota indciadno que a vacinação da secretária municipal de saúde de Quixadá, Benedita de Oliveira, se justifcia, visto que ela "tem 66 anos, é enfermeira e coordena diariamente as equipes de trabalho que atuam no combate à pandemia em Quixadá na linha de frente, estando constantemente nas unidades de saúde do município, principalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), local que concentra em Quixadá os atendimentos de Covid-19".

Já em relação à investigação do Juazeiro do Norte, a investigação fica por conta da 2ª Promotoria de Justiça, que instaurou um “Notícia de Fato” (demanda do Ministério) nesta quarta-feira, 20. Sobre a denúncia, a secretaria de saúde de Quixadá emitiu uma nota indicando que o vice-prefeito da cidade, Giovanni Sampaio, recebeu a primeira dose da vacina "por atuar voluntariamente em equipamentos de saúde do município".

"Entre os equipamentos estão a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Limoeiro, onde Dr. Giovanni exerce a função de emergencista clínico no enfrentamento à pandemia; além de realizar atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e cirurgias no Hospital São Lucas. Portanto, como médico, se enquadra no grupo estabelecido como prioritário para esta primeira fase da vacinação", indica a nota. 

As denúncias de “fura filas” foram identificadas não só no Ceará, mas em outros cinco estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. 

Segundo nota enviada pelo MPCE, o órgão tomará alguma medida após a averiguação das informações e provas coletadas. “O Ministério Público alerta que servidores públicos que desrespeitarem a fila de vacinação em benefício próprio ou de outras pessoas, sem que atendam aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado para a fase atual do programa, podem incorrer em improbidade administrativa”.

A coluna Frisson entrou em contato com a secretaria de saúde de QUixadá e aguarda resposta. 

Polêmica em Quixadá

Também nesta quarta-feira, 20, circulou um vídeo nas redes sociais sobre a vacinação em Quixadá. O vídeo, que já foi declarado fake pela Prefeitura do Município, mostra a secretária da Saúde do Município, Benedita Oliveira, sendo vacinada. Entretanto, não se vê a dose do imunizante sendo injetada. 

No esclarecimento da prefeitura, entretanto, não há maiores explicações sobre o vídeo.

PUBLICIDADE