HOME Notícias
Em Fortaleza, 742 pessoas receberam primeira dose da vacina nesta terça-feira

A prioridade dessa primeira remessa é conseguir vacinar pelo menos 34% da primeira fase

Foto: Diego Sombra/ Hospital São José

A Prefeitura divulgou na noite desta terça-feira, 19, o balanço do primeiro dia oficial de vacinação em Fortaleza. No total, 742 pessoas receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, que chegou no Ceará na última segunda-feira, 18. 

Deste número, foram 481 profissionais de saúde ativos, todos atuando na linha de frente contra a Covid, 173 idosos acima de 60 anos, residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), e 88 profissionais que atuam nestas instituições. 

A prioridade dessa primeira remessa é conseguir vacinar pelo menos 34% da primeira fase. Nessa meta, estão profissionais de saúde ativos e que atuam na linha de frente da Covid-19, idosos institucionalizados, pessoas com deficiência em LPIs acima de 18 anos e população indígena. 

Leia também | Primeira cearense é vacinada no Ceará; técnica de enfermagem trabalha na linha de frente da Covid

As equipes de imunização atuaram in loco, indo até as residências de longa permanência, como o Lar Torres de Melo, e até unidades, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Edson Queiroz e a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no bairro Pici. Profissionais dos hospitais São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e Leonardo da Vinci (HLV), geridos pelo Governo do Estado do Ceará, também receberam a vacinação.  

“Ficamos felizes com a vacinação no IJF, pois, mesmo após o ano inteiro no combate à Covid-19, os nossos colaboradores ainda estavam ali de pé, firmes, atentos, e foram lembrados nesse momento como pessoas que estão cuidando e que mereciam também serem cuidadas. Então, a gente recebeu isso de forma muito acolhedora, muito confortante e assim, de fato, como um reconhecimento da atuação que todo mundo que está junto do hospital fez no combate à Covid”, afirma Riane Azevedo, Superintendente do IJF, de acordo com nota enviada para a imprensa. 

Vacinação em Fortaleza

A Capital recebeu 80 mil doses da vacina CoronaVac, suficientes para imunizar 40 mil pessoas, com duas doses cada. Segundo o Plano Municipal de Vacinação, a prioridade serão profissionais de saúde da linha de frente do coronavírus, que também já começaram a ser vacinados na segunda-feira, 18, e idosos em instituições de longa permanência. 

“O percentual estimado é 34% da rede pública e da rede privada. Esse momento é simbólico e muito importante, porque traz junto com a vacina, esperança”, disse o prefeito Sarto em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda, 18. 

Toda a vacinação durante as quatro fases dos grupos prioritários ocorrerá em locais distintos, mas nenhum será em unidades de saúde. Trabalhadores de saúde serão vacinados nos locais de trabalho e idosos, a domicilio.

 

PUBLICIDADE