HOME Notícias
Campanha Municipal de Vacinação irá atender 778 idosos em residências de longa permanência

Além dos idosos, 616 cuidadores também serão contemplados nessa fase

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza começou a campanha de vacinação na manhã desta terça-feira, 19, com idosos residentes em instituições de longa permanência. Na fase, 778 idosos e 616 cuidadores do segmento serão contemplados com as duas doses da vacina, que possuem um intervalo de 21 dias entre ambas. 

Na manhã desta terça, o prefeito José Sarto esteve no Lar Torres de Melo, que já deverá ter 100% do público vacinado ainda no primeiro lote da CoronaVac, que chegou no Ceará na noite desta segunda-feira, 18. 

No Lar Torres de Melo, o primeiro vacinado foi o aposentado Elcias Albuquerque, de 79 anos, que possui uma doença pulmonar obstrutiva crônica e é diabético. O indígena José Pereira, de 106 anos, também foi um dos idosos vacinados da instituição. 

Ainda nesta terça, a previsão é começar a imunização de profissionais de saúde da linha de frente do Instituto Dr. José Frota, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz.

Vacinação em Fortaleza

A Capital recebeu 80 mil doses da vacina CoronaVac, suficientes para imunizar 40 mil pessoas, com duas doses cada. Segundo o Plano Municipal de Vacinação, a prioridade serão profissionais de saúde da linha de frente do coronavírus, que também já começaram a ser vacinados na segunda-feira, 18, e idosos em instituições de longa permanência. 

“O percentual estimado é 34% da rede pública e da rede privada. Esse momento é simbólico e muito importante, porque traz junto com a vacina, esperança”, disse o prefeito Sarto em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda, 18. 

Toda a vacinação durante as quatro fases dos grupos prioritários ocorrerá em locais distintos, mas nenhum será em unidades de saúde. Trabalhadores de saúde serão vacinados nos locais de trabalho e idosos, a domicilio.

Chegada da vacina

As 218 mil doses da vacina CoronaVac chegaram ao Ceará na noite desta segunda-feira, 18, e já foram distribuídas pelo Estado. No total, além da capital, outras 20 cidades receberam doses da vacina. São elas: Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. A distribuição está sendo feita por meio de aviões, helicópteros e caminhões. 

Quase todas já iniciaram suas campanhas de vacinação.

 

PUBLICIDADE