HOME Notícias
Acaba oxigênio em hospitais de Manaus em meio a aumento de casos de coronavírus

A informação é que pelo menos 30 pacientes sejam transferidos para unidades de saúde do Piauí

Foto: FOLHAPRESS

Atualizada dia 14/1, às 15h37min

A situação do coronavírus em Manaus se agravou de maneira intensa na manhã desta quinta-feira, 14, indicaram administradores de hospitais e de profissionais para a Folha de S. Paulo. Com a piora no número de casos na capital do Amazonas, que enfrenta um pico da sua segunda onda, o Governo vem importando cilindros de oxigênio de outros estados devido a falta do material nos hospitais da cidade. 

Para o jornal, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, indicou que pacientes estão recebendo atendimento por meio de ventiladores mecânicos, equipamentos que necessitam de auxílio de outra pessoa. 

Diante desse colapso no sistema público de saúde, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus, fechou as portas na manhã desta quinta após alcançar a capacidade de atendimento.

Do começo de janeiro até a última quarta-feira, 13, Manaus registrou 2.221 hospitalizações, número maior que o registrado em todo o mês de abril, um dos primeiros picos do estado, quando 2.218 pessoas deram entrada no hospital. A informação é que pelo menos 30 pacientes sejam transferidos para unidades de saúde do Piauí. 

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou, nesta quinta-feira um decreto que irá proibir a circulação de pessoas em Manaus entre 19h e 6 horas. A restrição vale para todas as atividades, exceto serviços essenciais.  

Até o momento, o Amazonas acumula 219.544 casos de coronavírus e um acumulado de 5.879 óbitos. Na tarde desta quinta-feira, 14, a cidade estava com 91,2% das UTIs, destinadas a casos da doença, ocupadas.

Matéria em desenvolvimento...

 

PUBLICIDADE