Grupo Cidade
Nos primeiros quatro meses de 2021, 93% dos empregos do Ceará eram de pequenos negócios

Em relação às categorias, o setor de serviços foi o que mais gerou um saldo positivo de empregos pela MPEs, com 8.242 contratados de janeiro a abril

Foto: Divulgação

Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia indicou que 93% dos empregos gerados no Ceará foram de pequenos negócios. No total, foram 18.754 empregos gerados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Já o saldo das Médias e Grandes Empresas (MGE) foi de 1.035 postos de trabalhos.

Em relação às categorias, o setor de serviços foi o que mais gerou um saldo positivo de empregos pela MPEs, com 8.242 contratados de janeiro a abril. O setor é seguido pela Indústria (4.353 empregos), Comércio (2.644) e Construção Civil (2.603).

Em números de todo o País, as Micro e Pequenas empresas foram responsáveis por um saldo de 677.459 empregos com carteira assinada, o que representa um total de 70,72% de todos os postos de trabalho do País. No mesmo período, as Médias e Grandes Empresas geraram 212.218 empregos. 

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, os números do Caged, separados pelo Sebrae, indicam a importância das MPEs para o desenvolvimento e economia do País. “Mesmo em um cenário de enormes dificuldades trazidas pela pandemia, os pequenos negócios estão dando uma resposta mais rápida do que as grandes empresas, sendo responsáveis por quase a totalidade dos empregos com carteira assinada gerados no estado nos primeiros quatro meses do ano”, indica, em nota enviada para a imprensa. 

Reconhecendo essa importância, o Sebrae abre espaço para que empreendedores tenham acesso a orientações, capacitações, consultorias e outros produtos e serviços do Sebrae Ceará por meio da Central de Relacionamento no telefone 0800 570.0800, por ligação ou mensagem de WhastApp. O Serviço ainda oferece mais informações pelo portal da instituição www.ce.sebrae.com.br.

 

COMENTÁRIOS