HOME Notícias
Três em cada 10 MEI fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil, diz estudo do Sebrae

Os microempreendedores individuais são os empreendedores com pequenos negócios e que conduzem a empresa sozinhos. Segundo o estudo, a taxa de mortalidade do negócio é de 29%

Foto: Divulgação

Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizado com base em dados da Receita Federal e com pesquisas de campo indicou que os microempreendedores individuais (MEI) são os que apresentam a maior taxa de mortalidade em até cinco anos. A a pesquisa, intitulada Sobrevivência de Empresas, faz alusão ao ano de 2020. 

Os microempreendedores individuais são os empreendedores com pequenos negócios e que conduzem a empresa sozinhos. Segundo o estudo, a taxa de mortalidade do negócio é de 29%. Já a porcentagem das microempresas é de 21,6%, e as de pequeno porte, 17%. 

Os resultados indicam que a taxa de mortalidade está associada à facilidade de abrir e fechar esse tipo de empreendimento em comparação aos outros analisados na pesquisa. Ainda, é associado ao fato de que as empresas maiores têm maior sobrevivência, principalmente pelo fato do empresário ter maior preparo e decidir pela criação da empresa por oportunidade e não por necessidade. 

“Entre os microempreendedores individuais há uma maior proporção de pessoas que estavam desempregadas antes de abrir o negócio e que, por isso, se capacitam menos e possuem um menor conhecimento e experiência anterior no ramo que escolheram, o que afeta diretamente a sobrevivência do negócio”, indica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Dentre a análise de sobrevivência por setor, observa-se que a taxa de mortalidade é maior no comércio, com 30,2% das empresas fechando em cinco anos, seguido da Indústria da Transformação, com 27,3%, e Serviços, com 26,6%. Já as menores taxas foram observadas na Indústria Extrativa (14,3%) e na Agropecuária (18%).

Para 34% dos entrevistados, um dos fatores que podem contribuir com o não fechamento das empresas é o acesso a crédito. Entretanto, apenas 7% desse grupo solicitaram crédito bancário e obtiveram êxito. 

No Ceará, segundo dados do Sebrae, existem cerca de 370 mil MEIs cadastrados, o que representa cerca de 3,29% do total de MEIs cadastrados em todo o País. O número total, segundo dados do Governo Federal para o fim do terceiro quadrimestre de 2020, é de 11.262.383.

 

PUBLICIDADE