HOME Notícias
Eduardo Gomes de Matos

Foco nas consultorias organizacionais.

Presidente da Gomes de Matos Consultores Associados GMCA e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Consultores Organizacionais (IBCO), Eduardo Gomes de Matos é consultor empresarial há mais de 20 anos. Executivo disciplinado e dedicado, ele é um workaholic. Viaja constantemente, tanto a trabalho quanto a lazer, e é um leitor voraz.

E para a coluna Frisson, ele conta um pouco de sua rotina e trajetória de sucesso.

O senhor foi eleito vice-presidente do Instituto Brasileiro de Consultores Organizacionais (IBCO). É o primeiro membro nordestino na presidência. Como foi a sua trajetória até alcançar este posto?

Sempre acreditei que na força coletiva da sociedade. Desde jovem participo de entidades de classe por acreditar que devemos dar nossa contribuição para o coletivo. Em uma das viagens a São Paulo fui até o IBCO e disse que queria fundar um núcleo regional no Nordeste. Dois anos depois veio o convite para assumir a vice-presidência nacional.

Como se dá a atuação do IBCO? Quais projetos são desenvolvidos na instituição e quantos membros congrega? Existe algum projeto voltado para as empresas cearenses?

O IBCO é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão incentivar a ética e a qualçidade na atividade de consultoria organizacional, ação importante para o desenvolvimento do desempenho organizacional, das pessoas e para o desenvolvimento país. A principal atividade do IBCO é a pesquisa permanente sobre técnicas, tecnologias, ética e qualidade de consultoria. A discussão crítica dos desafios e oportunidades nessa área produz informações que são disponibilizadas aos associados e seus clientes.

O senhor é também presidente da Gomes de Matos Consultores Associados, que atua no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e com vasta carteira de clientes. Qual a contribuição da consultoria para melhorar a gestão das empresas nos locais onde atua?

Nossa missão é tornar as empresas mais competitivas e duradouras e com isso desenvolver a sociedade. Disseminar e implantar as mais modernas tecnologias de gestão empresarial nas empresas do Nordeste tem sido a forma como temos contribuído nestes últimos 20 anos.

Quais os maiores desafios que o empresário enfrenta para gerir uma empresa?

Garantir a sobrevivência, crescimento e perpetuidade das suas organizações pois o ambiente dos negócios hoje é muito volátil e cheio de desafios.

A sua consultoria tem uma escola que forma consultores. Como é a aceitação desses profissionais no mercado? Qual a formação necessária e quais as possibilidades de remuneração?

Temos a escola de consultores há seis anos. Ela tem formado e reciclado consultores para atuar no mercado e a aceitação tem sido excelente. Vários já fundaram suas empresas de consultoria. Outros integram a equipe da Gomes de Matos e outros aperfeiçoaram seus métodos de trabalho. A remuneração varia bastante, dependendo da especialização e área de atuação. Hoje, no Nordeste, um bom consultor pode ter uma remuneração que varia de R$ 5 mil a R$ 20 mil reais.

No Ceará, ainda há muitas empresas que tem gestão familiar? Qual o perfil das empresas no Ceará? A consultoria tem um trabalho de formação de sucessores nas empresas familiares. Fale um pouco como funciona.

No Brasil, 95% das empresas são familiares. No Ceará, não é diferente. O empresário tem três grandes desafios: garantir a sobrevivência, crescimento e perpetuidade das suas empresas. Neste último desafio, o empresário necessariamente tem que preparar e fazer a sua sucessão. O nosso trabalho de governança corporativa identifica os sucessores, seus perfis, elabora o plano de desenvolvimento e acompanha a implantação do processo sucessório.

Quais as características necessárias para ser um líder e o que o difere de um chefe?

Segundo estudos mundiais, o que as pessoas querem de um líder são quatro características básicas: visão de futuro, competência, honestidade e que seja um energizador. O perfil atual difere completamente do chefe, que tinha a necessidade de ser obedecido e tomar todas as decisões.

Quais erros são fatais na gestão de um negócio?

De 1974 a 2014, segundo a revista Exame, verificou-se que 87% das empresas listadas entre as 500 Maiores & Melhores já não existem mais e a principal causa da falência são erros internos de gestão na condução do negócio.

O senhor é religioso? Qual sua crença?

Sou muito religioso. Sou católico apostólico romano e muito feliz com o líder atual da nossa igreja.

Qual seu hobby?

Trabalhar e comprar livros.

O senhor viaja muito a passeio e a trabalho. Qual a viagem inesquecível que já fez e por que foi inesquecível?

São todas as que realizo com minha família. Todos os lugares no mundo são singulares: Paris, Londres, Roma, Madrid, Barcelona, Nova York. Mas, a cidade que mais gosto é Winthrop, uma pequena cidade perto de Boston.

Qual o tipo de literatura que o senhor aprecia? Indique um livro que leu e justifique sua escolha.

Leio muito sobre negócios e gestão. Um livro que é muito importante para qualquer profissional é "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", de Stephen Covey.

Que conselho o senhor daria para quem quer ser consultor de sucesso?

Trabalhar duro e ser referência na área que atua.

Quais os seus planos para o futuro e os projetos para 2015?

Consolidar a Gomes de Matos como a melhor consultoria da nossa região e contribuir para termos um Brasil mais justo e ético.

Vejam mais cliques por Lino Vieira.

PUBLICIDADE