HOME Notícias
Raquel Fiúza: encanto nas decorações de eventos

Vamos hoje conhecer um pouco mais da renomada decoradora Raquel Fiúza, profissional super respeitada no segmento de eventos cearense. “Comecei como hobby mesmo, fazendo as festas de casa e ajudando as amigas a organizar aniversários, chá de panela, noivados, jantares em casa. E, uma hora, me dei conta que eu estava me descobrindo profissionalmente e resolvi investir nisso”, contou. Acompanhe a seguir:

Seu nome é consagrado no ramo de decoração em festas. A quê atribui tudo isso? Como e quando você descobriu seu talento? 

Primeiramente, fico muito feliz e honrada com isso e mais ainda por ver o meu trabalho sendo reconhecido. Desde pequena, sempre gostei de ajudar nos preparativos de todas as festas da família e de amigos. Mas acredito que o dom não é meu, é de Deus, e da minha falecida avó, querida Maria Luiza Fiuza, que sempre foi minha grande inspiração. Ela era uma artista nata, tinha loja de artigos de decoração e floricultura. Então, eu cresci vendo ela cuidar das flores com todo amor e capricho. Achava incrível e ficava encantada com tudo que ela fazia. Com certeza, minha inspiração veio dela. Comecei como hobby mesmo, fazendo as festas de casa e ajudando as amigas a organizar aniversários, chá de panela, noivados, jantares em casa. E, uma hora, me dei conta que eu estava me descobrindo profissionalmente e resolvi investir nisso! Já são 7 anos que trabalho como decoradora e sou muito feliz e realizada com o que faço. 

Em geral, o sucesso de uma festa depende de muitos fatores que se complementam. Quais são os fatores-chave para um evento de sucesso?

Primeira coisa é conseguir interpretar o sentimento da cliente e traduzi-los em festa e beleza. Segundo, conseguir unir os fornecedores certos para o estilo de cada festa. Os detalhes, sempre insisto, também fazem toda a diferença. O detalhe mostra o minucioso, a preocupação, o carinho e, se for do jeito e na medida certa, sem dúvida torna-se um evento inesquecível e de sucesso! 

Qual o processo para se criar e desenvolver a decoração de uma festa? Qual a parte crítica desse processo? 

Primeiro, há em mim a paixão natural pelo trabalho criativo que escolhi desenvolver. De forma prazerosa, no dia a dia, me inspiro em quase tudo que diz respeito ao universo das festas, “quando e onde” algo que valha a pena raramente me passa despercebido (risos). Junto à criação, há uma etapa detalhada de pesquisas sobre o tema escolhido, e que hoje a internet é um recurso de grande valor. Esse primeiro momento de troca com a cliente é muito legal, onde eu consigo captar o desejo dela. Por último, é feito um check list de todo o projeto, alinhando os fornecedores ideais para que se tenha um resultado desejado, como bolo, doces, caixetas, iluminação etc. Não diria crítica, mas, para mim, esse é o ponto mais desafiador. 

Você e sua equipe estão sempre pesquisando novas possibilidades para inovar e criar formas de surpreender. Até aonde é permitido inovar? O que se pode e não se pode fazer? 

No mundo das festas, o céu é o limite! Acho que tudo vai de acordo com o momento da cliente, financeiramente e emocionalmente falando. Tudo se torna mais fácil e mais prazeroso quando a cliente me dá a liberdade e confiança de criar. Não existem regras quando estamos falando de festejos! 

Qual algo mais desafiador que você realizou profissionalmente? 

Com certeza, o meu casamento! Foi muito desafiador para mim. 

Seu estilo é mais moderno, contemporâneo, étnico ou clássico? 

Não tenho um estilo muito definido, até porque preciso ser o que a minha cliente quer que eu seja! Mas me considero perfeccionista e não meço esforços para criar um cenário fascinante, que interprete com perfeição o desejo de cada uma. 

Cada evento é criado e desenvolvido com um objetivo e para um cliente específico. Quais são as principais características do seu trabalho? Qual a experiência que você deseja transmitir através dos eventos que cria? 

A originalidade! Considero uma grande característica do meu trabalho. Cada festa diferente da outra, cada uma com sua própria identidade. Acho isso fantástico. Pois me permite ter vários desafios e ideias diferentes! 

Quais são as tendências de decoração? São sempre tradicionais ou temáticas? 

Ainda temos as tradicionais, como o batizado, eucaristia, que considero clássicos, mas tento sempre trazer algo atual e diferente, para que cada cliente tenha a sua decoração. As temáticas também estão super em alta, e acho maravilhoso, fantástico! 

Quais eventos as clientes mais investem? Festas infantis, aniversário de 15 anos, batizados, primeira eucaristia ou casamento? 

Graças a Deus, meu público é bem abrangente. E faço de tudo um pouco! Batizados, primeira eucaristia e infantil também são clássicos, e faço muito. Mas acredito que os casamentos civis e mini wedding são a bola da vez. Com o momento atual de crise, as clientes estão optando por fazer festas mais intimistas, e eu considero bem o meu perfil. Amo fazer! 

Na sua opinião, o que não pode faltar em uma festa? 

Amor, astral, encantamento e animação! 

É possível realizar o sonho com bom gosto, baixo custo e criatividade? 

Claro! O menos na maioria das vezes é mais, não precisa de muito quando se faz com amor, criatividade e dedicação. 

Quais são as dicas para as noivas não pecarem e tudo dar certo no dia? 

Não pecar pelo excesso e, principalmente, escolher bons profissionais! São dois pontos essenciais, na minha opinião, para que tudo saia de acordo com o que ela sonhou. Hoje, o mercado de casamento é muito abrangente, existem muitos profissionais além do decorador e que, no contexto geral, podem fazer toda diferença no resultado final. O ideal é fechar com os profissionais que a noiva tem mais identificação e confiança. 

Você se considera uma mulher feliz com o trabalho que executa? 

O segredo da vida é amar verdadeiramente aquilo que se faz, e eu me sinto muito feliz sim por isso! 

Seu nome é bastante respeitado e consolidado no mercado. Atualmente, você tem uma agenda lotada. Com quanto tempo de antecedência, o cliente precisa contratar você? 

O tempo é bem relativo, depende da agenda, da proporção e do estilo da festa. O ideal, para uma festa maior, com cenografia, detalhes, é que seja de no mínimo um mês de antecedência, para que exista tempo suficiente de executarmos todas as ideias. Já as festas de pequeno porte como batizado, eucaristia, festas em casa e com uma produção menor, se eu tiver data disponível, consigo atender tranquilamente em cima da hora, o que eu já estou bem acostumada (risos). 

Qual elemento mais inusitado que o cliente fez questão de ter em sua decoração? 

Geralmente, as ideias mais mirabolantes partem de mim. E, quando eu vendo a ideia para a cliente, tenho que me virar para fazer realizar! Já fiz nevar numa festa infantil, já trouxe a praia para uma festa dentro de um salão de festas, trazendo areia de verdade, tudo para que o tema se faça presente com muita originalidade. 

Como o momento econômico pouco favorável nacionalmente afetou o ramo de decoração? 

Apesar da crise econômica, o nosso setor de eventos tem sobrevivido sem grandes traumas. Claro que eles não estão gastando o que sempre gastaram, porque todo mundo se assusta com a crise. O cliente não deixa de fazer, mesmo que em proporções menores. E aí gente vai adaptando, quem manda é o bolso do cliente, mas a gente dá um jeito de fazer acontecer dentro da realidade de cada um. 

De que maneira analisa o setor de decoração cearense? 

Nossa cidade tem maravilhosos profissionais na área, mas cada um com seu perfil, personalidade e estilo. Acredito que exista mercado para todos. O que eu sinto muito é a desvalorização do nosso trabalho. Na maioria das vezes, o cliente não valoriza, acha que é só chegar ali e arrumar. O que poucos sabem é que, no processo todo até a finalização da montagem, existem várias etapas para que se tenha um resultado esperado. São horas de dedicação à cliente para qualquer dúvida e sugestão de detalhes, muitas vezes nem relacionados à decoração, mas que nós decoradores nos envolvemos por inteiro, escolha de cada, ir à distribuidora de flores escolher cada flor, encaixamento de todas as peças da sua festa, marceneiro, atrás de tecido e por aí vai. Acho que falta essa troca: você valoriza meu trabalho, e eu valorizo seu evento! Garanto que, assim, o resultado sempre será surpreendente!  

Você é vaidosa? Como cuida do corpo e da mente? 

Eu me considero vaidosa, sim! Sempre que dá, tiro um dia só para mim. Meu trabalho é puxado, então, meu corpo exige também descanso e cuidado. Por conta de alguns projetos, estou um pouco afastada dos exercícios, mas pretendo voltar em breve. Da mente, eu cuido sempre fazendo minhas orações diárias e ao lado da minha família e do meu marido. 

Por fim, qual a expectativa pessoal e profissional para os próximos anos? 

Vivo um dia de cada vez e deixo o futuro nas mãos de Deus. Mas peço todos os dias muita saúde para continuar sendo uma boa profissional e fazendo o que eu amo. E em um futuro próximo, junto ao meu marido, construirmos a nossa família. 

PUBLICIDADE