HOME Notícias
"O marketing na Arquitetura vai além de acompanhamentos de projetos e de obras", por Samya Blum


Foto: Divulgação

A arquitetura que conhecemos hoje é aquela em que visualizamos os projetos realizados, acompanhamos as obras em andamento, a rotina entre os arquitetos, os clientes, as lojas e os parceiros. Mas, ao longo da minha jornada, descobri que o marketing na arquitetura vai além de tudo isso.

 

Dentre os padrões de divulgação na arquitetura que estamos acostumados, como revistas, entrevistas, mostras e exposições, e redes sociais em geral, houve uma necessidade de se reinventar, não só com os arquitetos, mas também, quem está ao seu redor em parceria, como lojas e empresas do segmento. 

 

Inicialmente, vou destacar grupos de Fortaleza compostos por empresas do ramo da arquitetura, com a finalidade de estreitar mais o relacionamento com os profissionais da área. Atualmente, temos dois grandes grupos, com 30 a 40 empresas parceiras em cada. O propósito desses grupos é fortalecer os negócios entre si, proporcionando aos profissionais da arquitetura viagens e momentos de descontração através de pontuações, ou seja, o arquiteto fecha um projeto na empresa que compõe o grupo, gera uma pontuação e, após um determinado tempo, pode resgatar seus pontos para fazer viagens com outros colegas e as empresas, ou sozinhos. A ideia já se mantém firme há 2 anos e vem dando super certo em nossa cidade.

 

Vale destacar também que esses grupos, realizam eventos de premiação, ao final do ano, valorizando a parceria dos profissionais com os grupos e os lojistas, como se fosse uma noite do Oscar, com muito glamour, festa e comemoração. Nestes momentos, acontece uma divulgação em massa, entre os veículos de comunicação e as redes sociais, tornando-se mais uma forma de promover os arquitetos, enaltecendo ainda mais as suas imagens e os seus trabalhos.

 

E as divulgações não param por aí! Muitos arquitetos também estão se reinventando através de trabalhos ligados à arquitetura. Já vi excursões ministradas por um profissional da área, levando profissionais recém-formados para conhecer as mostras de arquitetura que acontecem pelo mundo, divulgando através das redes sociais o novo tipo de serviço.

 

Sabemos do poder das redes sociais e que tudo está conectado a elas. Hoje, é o canal mais forte de marketing que temos. Portanto, é através delas que cursos online, presenciais, vendas de livros e mentorias são compartilhadas. Assim, um novo modelo de trabalho na arquitetura vem sendo implementado. É uma oportunidade de gerar não só financeiro, mas também de autoridade na área, promovendo sua imagem pessoal e de toda sua expertise.

 

Então, o que se percebe é que, hoje, além dos projetos e obras, os profissionais de arquitetura vêm se destacando em outros canais ligados a sua área. E tudo isso se transforma em estratégias de marketing, com a finalidade de atrair mais atenção dos clientes, posicionar mais a sua imagem e criar mais autoridade no mercado.

Por Samya Blum
@samyablum

PUBLICIDADE