Associação promove assistência jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência doméstica

Campanha “Marta Escuta” segue até o dia 4 de setembro por meio do Instagram @associacaomarta

A Associação Marta, organização sem fins lucrativos, promove a segunda edição da Campanha “Marta Escuta”. Com o objetivo de auxiliar juridicamente e psicologicamente mulheres vítimas de violência doméstica, o projeto acontece de forma on-line e gratuito até o dia 4 de setembro. Para participar, basta enviar uma mensagem pelo Instagram da Associação (@associacaomarta) e preencher o formulário que será enviado em seguida. 

Segundo Lara Luna, diretora de projetos da Associação, a iniciativa do Marta Escuta foi impulsionada pela pandemia do novo coronavírus. “Diante do preocupante aumento dos índices de violência doméstica durante o confinamento ocasionado pela pandemia do coronavírus, tivemos a ideia de criar o projeto Marta Escuta como uma forma de amenizar a dor das mulheres que se encontram confinadas com seus agressores”.

Em sua primeira edição, a campanha auxiliou 34 mulheres, sendo cinco fora do Ceará. Dentre esses atendimentos, 17 foram escutas solidárias e 17 assessorias jurídicas. Dentre as demandas observadas, as principais envolviam dúvidas sobre divórcio e guarda do filhos e como realizar denúncias sobre o agressor. 

 A Associação Marta foi criada em dezembro de 2019 com o objetivo de prevenir sobre a violência estrutural contra a mulher e conscientizar sobre tal cenário. Formada por estudantes e profissionais mulheres, o projeto também realiza trabalho em suas redes sociais, compartilhando histórias de grandes nomes femininos, promovendo lives sobre o assunto e orientando as mulheres para possíveis situações. 

Atualmente o projeto conta com 15 participantes. A Associação também disponibiliza um e-book gratuito sobre a violência contra mulher e sua situação durante a pandemia do novo coronavírus. 

 

Serviço:

Campanha Marta Escuta para Mulheres

Quando: até o dia 4 de setembro

Onde: pelo Instagram @associacaomarta

Gratuito

 

COMENTÁRIOS