
Foto: Divulgação
Em sintonia com a Igreja em todo o mundo, a Comunidade Católica Shalom realiza, entre os dias 10 e 17 de novembro, uma programação especial dedicada ao Dia Mundial dos Pobres, celebrado este ano em 16 de novembro, com o tema “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5) — mensagem escolhida pelo Papa Leão XIV no contexto do Ano Jubilar da Esperança.
Inspirada por esse convite à solidariedade e à confiança em Deus, a Promoção Humana da Comunidade Shalom preparou uma série de iniciativas voltadas à dignidade humana e ao encontro fraterno com os mais necessitados. As ações acontecem no Centro de Fortaleza, no bairro Papicu e no Centro de Aquiraz, por meio dos projetos Shalom Amigo dos Pobres, Casa Ronaldo Pereira e Casa Renata Couras, respectivamente.
Abertura com ação social no Centro
A semana teve início na segunda-feira (10), com uma grande ação social realizada na Praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Fortaleza. Das 8h ao meio-dia, dezenas de pessoas em situação de rua foram acolhidas e receberam atendimentos médicos, sociais, psicológicos e serviços de beleza.
“Está sendo um ano celebrativo. Essa é a mensagem em que nós podemos dizer para Deus: ‘Tu és a minha esperança diante de tantas coisas que nós vemos nesse mundo’”, destacou Thácio Romano, coordenador da Casa São Francisco, sede do projeto Shalom Amigo dos Pobres.
Ação itinerante S.O.S. Rua
Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o trabalho será intensificado com o S.O.S. Rua, uma iniciativa itinerante composta por missionários, enfermeiros e voluntários que percorrem praças e avenidas de Fortaleza levando cuidado, escuta e esperança àqueles que vivem em situação de rua. A ação ocorre pela manhã no dia 12 e à noite nos dias 13 e 14.
Programação nas Casas Ronaldo Pereira e Renata Couras
No sábado (15), a mobilização segue com atividades especiais nas Casas Ronaldo Pereira e Renata Couras, além de ações em Centros de Evangelização da Comunidade.
Na Casa Ronaldo Pereira, localizada na Rua Joaquim Lima, 1415, Papicu, as atividades acontecem das 8h às 11h40. A programação inclui Missa e confissão, café da manhã, atendimentos médicos e psicológicos, cuidados de beleza, ações do Novembro Azul (em parceria com o Sesc), recreação infantil, corte de cabelo e educação bucal — tudo voltado à promoção da saúde e da dignidade.
Já na Casa Renata Couras, em Aquiraz, o evento se estende das 8h30 às 17h, com Missa, palestra sobre o impacto do esporte na inclusão social, torneio de futebol solidário entre jovens do Shalom Eusébio, residentes da casa e colaboradores da Gráfica Pouchain, além de ações de autocuidado, corte de cabelo e almoço comunitário.
Participação no Jubileu dos Pobres em Roma
Enquanto isso, um grupo com mais de 20 integrantes do Shalom Amigo dos Pobres — entre missionários, voluntários, colaboradores e pessoas que já estiveram em situação de rua — participa, em Roma, do Jubileu dos Pobres. A programação internacional inclui peregrinação em Assis, a Jornada Mundial dos Pobres, encontro com o Papa Leão XIV e visitas ao Vaticano, à Basílica de São Pedro e ao Coliseu.
Mais do que uma semana de solidariedade, a Semana do Dia Mundial dos Pobres reafirma o compromisso da Comunidade Shalom com o amor concreto ao próximo e com a esperança que renova vidas.