Siga-nos:
ENTREVISTA

Neuma Figueiredo

E todos os detalhes da 17ª edição da CASACOR Ceará 2015.

24 de out. de 2015 - 20:17

A CASACOR Ceará 2015 abriu suas portas no começo deste mês e já é um sucesso. Para saber sobre os bastidores dessa edição, os desafios e tudo o que ainda tem por vir, ninguém melhor que Neuma Figueiredo, a diretora executiva do evento. 

Então reproduzimos, abaixo, entrevista concedida à apresentadora Patrícia Calderón.

Esta é a 17ª edição da CASACOR Ceará. Como tornar o evento tão atraente e importante, mesmo após tantas edições?

Em todas as edições nos preocupamos em escolher o melhor espaço e trazer os profissionais e empresas que tragam diferenciais ao evento. Estamos sempre buscando locais próximos e com uma boa infraestrutura para receber e acolher nossos visitantes, um projeto exclusivo, um imóvel que tenha uma história na cidade. Este ano, pela primeira vez, estamos repetindo o local onde fizemos o evento no ano passado. Nosso objetivo é mostrar o poder de transformação dos nossos profissionais, como é possível alterar tudo em um mesmo espaço e ser inovador ao mesmo tempo.

Realizamos pesquisas constantemente onde buscamos ouvir pessoas da área, o público em geral e os arquitetos que são os mentores deste evento. Primamos por desenvolver um evento que, além de decoração e arquitetura, seja uma mostra cultural, gastronômica e social, com programação diferenciada por todos os dias de duração do evento, acessível a todas as idades e classes sociais.

Como aconteceu a escolha do espaço para a edição deste ano? Você participa do processo?

Este ano o processo de procura foi reduzido, já que escolhemos fazer no mesmo imóvel do ano passado. No entanto o desafio foi ainda maior já que não tínhamos a novidade de um novo local, toda a surpresa para o público teve que ser demonstrada nos ambientes. Fico muito satisfeita com o resultado que todos os profissionais apresentaram, se superando e mostrando o valor de um trabalho bem realizado e planejado.

Você decide como será trabalho cada espaço do evento? Ou tudo fica sob responsabilidade do profissional?

Nossa equipe da CASACOR Ceará analisa o imóvel escolhido e nós da organização do evento ficamos responsáveis pelo masterplan, o projeto é apresentado aos profissionais convidados, já sendo definido que tipo de ambientes teremos para cada um. Depois então cada profissional trabalha seu projeto, passando por uma análise nossa da CASACOR, para que não fuja da nossa proposta. Então são definidos os espaços adicionais que vão compor o projeto.

Na Casa Cor Ceará 2015 vocês decidiram homenagear nomes como Airton Queiroz, José Carlos Pontes e Erivaldo Arraes. Como os homenageados são escolhidos?

Para os homenageados desta edição, escolhermos o Chanceler Airton Queiroz com o ambiente, Sala de Leitura, projetado pelo arquiteto Tiago Falcão. O espaço foi inspirado em referência ao trabalho desenvolvido pelo Chanceler na democratização da arte, cultura e educação no nosso Estado. A CASACOR também homenageia os presidentes do Grupo Marquise, José Carlos Pontes e Erivaldo Arraes, com o ambiente, Sala dos Empresários, projeto de Neide Barbosa e Denise Bessa, uma comemoração aos 40 anos do Grupo.  

Quais são as novidades deste ano?

Este ano, além da inovação na reutilização do mesmo imóvel, algo inédito para a CASACOR Ceará, que acontece até o dia 17 de Novembro, temos um evento que conta com trabalho e dedicação dos projetos de 55 grandes profissionais das áreas de arquitetura, designers de interiores e paisagismo em 37 ambientes com o tema nacional da CASACOR para 2015: Brasilidade - O Brasil visto por dentro. Tudo isso em uma ampla área de visitação com 3.300m².

Além de destacar o morar, temos o incentivo ao turismo e a valorização de todo o Ceará com o: HOTEL BRASIL. Uma área distinta de 1.500 m² dividida em ambientes dedicados ao segmento de hotelaria, com o principal objetivo de contemplar o “jeito brasileiro de receber”, utilizando a gastronomia, a cultura, as artes plásticas e o artesanato brasileiro em espaços exclusivos. Temos ambientes funcionais como: a Loja Cor da Cultura com artigos de grandes artesões cearenses à venda; nossa Brinquedoteca, com programação infantil diferenciada para os pequenos;  Restaurante, com cardápio elaborado por três grandes chefs, Fernando Barroso, Bernardy Twardy e Élcio Nagano, para ressaltar a tradição e a inovação da gastronomia do Estado no projeto do Governo do Estado do Ceará, "Ceará à Mesa"; e o Café, com cardápio especial também criado pelos chefs: Anna Paula de Rezende, Regina Mendonça, Anne Marrie Bauer e Karliano Pereira, tudo para atender ao público visitante com cardápio variado e com o que é de mais rico da gastronomia brasileira.

Como foram selecionados os arquitetos e empresas parceiras deste ano?

Temos um contato muito próximo com estes profissionais e estamos abertos para recebê-los, normalmente no inicio do ano eles sinalizam o desejo de participar. O convite se faz de forma simples após pesquisa e dependendo do número de ambientes. Já para as empresas temos uma lista de organizações que nos pedem para participar do evento, além de empresas que patrocinam todas as CASACOR do País, como a Deca e a Renault.

Neuma, quais os prazeres e as dificuldades em dirigir a CASACOR?

Me sinto privilegiada por viver neste meio das artes com pessoas sensíveis. Pois a Arquitetura e a Decoração são uma arte. O bom gosto e as soluções encontradas em determinadas situações fazem do nosso trabalho um desafio diário. Para se ter resultado é preciso dedicação total. A maior e melhor realização é ver o que foi projetado pelas mãos de tantos tomar forma e se realizar, bem como a certeza de que não estamos aqui por acaso e sim para saber e aprender a compartilhar, dividir as responsabilidades. Desta forma, somamos e multiplicamos as conquistas.

A CASACOR é a união de muitos, nossa organização com equipe, os arquitetos e decoradores, as empresas fornecedoras, as entidades governamentais, a imprensa e o público. Com todos estes conseguimos um evento amado e respeitado por todos.

Como você define seu trabalho?

 Apaixonante. Estar entre coisas belas e pessoas sensíveis. A arte é um grande privilégio!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade