
Foto: Reprodução Instagram
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, e a coordenadora da Primeira Infância, Lídia Lourinho, representaram o município na assinatura de adesão à rede global de cidades signatárias do Pacto de Política de Alimentação Urbana de Milão.
Lançada em 2015, a iniciativa reúne cidades de todo o mundo comprometidas em transformar seus sistemas alimentares, tornando-se mais sustentáveis, inclusivos e resilientes. Atualmente, mais de 310 cidades fazem parte do acordo, representando cerca de 500 milhões de habitantes em cinco continentes.
Garantir o direito humano à alimentação adequada, promover dietas saudáveis e sustentáveis, valorizar a agricultura familiar e os produtores locais, reduzir o desperdício de alimentos e integrar políticas alimentares às áreas de saúde, educação, desenvolvimento urbano e meio ambiente estão entre os objetivos do projeto.
A articulação de Fortaleza com o Pacto teve início durante a 2ª Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar, realizada no Centro de Eventos do Ceará, quando a cidade apresentou suas práticas voltadas à alimentação saudável e ao desenvolvimento infantil.
Em agosto deste ano, o prefeito Evandro Leitão implantou um novo cardápio nas mais de 620 unidades da Rede Municipal de Ensino, com melhorias nutricionais significativas, incluindo proteínas em todas as refeições e maior variedade de frutas e hortaliças, além da valorização de alimentos regionais. Louvável iniciativa!