
Foto: Davi Rocha
Fortaleza inaugura, nesta segunda-feira (11), o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol Doutor Sávio Caldas Alencar, novo equipamento público voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e sofrimento psíquico. A solenidade de entrega contará com a presença do prefeito Evandro Leitão e da presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão.
A iniciativa integra o programa municipal Saúde que Cuida, dentro do Plano Fortaleza Inclusiva, e representa um avanço na atenção especializada à saúde mental infantojuvenil. O centro conta com consultórios, espaços para serviços de cidadania e apoio psicossocial, operando com equipes multiprofissionais e com capacidade para realizar até 3.300 atendimentos por mês — sete vezes mais do que a estrutura anterior.
A unidade será referência na rede pública de saúde e funcionará como porta de entrada para os futuros 12 Espaços Girassóis que serão implantados nas regionais da capital. Todos os atendimentos no centro ocorrerão mediante encaminhamento da Atenção Primária à Saúde, garantindo articulação com o restante da rede de cuidados do município.
Com a criação do Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, Fortaleza dá um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão, saúde mental e cuidado humanizado, priorizando um atendimento acolhedor e eficiente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade psíquica e emocional.
Fonte: GCMAIS