
Foto: André Lima / Divulgação CMFor
A Câmara de Fortaleza (CMFor) entregou ao prefeito de Maracanaú e empresário Roberto Pessoa a Medalha Edson Queiroz, honraria concedida pelo Parlamento municipal a pessoas e instituições que atuam em prol do desenvolvimento industrial e comercial da capital e pelas ações na promoção dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu na noite desta segunda-feira, 30, no Plenário Fausto Arruda, reunindo familiares, vereadores da Casa e de Maracanaú, políticos, secretários municipais de Maracanaú e amigos.
O vereador René Pessoa (União), autor do requerimento, enalteceu o legado do avô além do homem de família. “Hoje é uma homenagem não só para o político Roberto Pessoa, hoje é uma homenagem para o empresário, para o seu ramo de empreendedor, que tem feito um grande trabalho na empresa, com 63 anos de existência. Ele tem feito um grande trabalho em nível estadual, mas também tem uma grande relevância aqui no município de Fortaleza. Eu acho que essa medalha é de suma importância e é muito merecida para alguém que, além de ser meu avô, é um grande reconhecimento de vida e na política”, reconheceu o parlamentar.
A deputada federal Fernanda Pessoa (União), filha do homenageado, ressaltou o aspecto visionário do pai. “Roberto Pessoa, um empreendedor nato, nos ensinou desde cedo o valor e a valorização de trabalhar pelas pessoas, olhando, pensando, se colocando no lugar do outro e, como empresário, também, sempre valorizando o seu colaborador, ensinando, capacitando para o mercado de trabalho. Ele também é visionário, sempre além do seu tempo, empresário que busca experiência de outros estados para trazer para a nossa empresa. Isso nos move para dizer que a gente tem um grande exemplo a seguir. A gente tem que trabalhar muito, se esforçar muito e estudar para continuar seguindo seus passos”, declarou.
O homenageado da noite expressou gratidão pela condecoração e recordou a relação com o amigo Edson Queiroz. “Para mim, especialmente, por causa do Edson Queiroz que, se tivesse vida, faria 100 anos este ano. Ter uma medalha com o nome dele se chama consagração. Um visionário, com grandes empresas, para mim, a maior obra dele foi a Unifor, porque, além de produzir cabeças iluminadas, já está no Brasil todo, é uma das maiores faculdades particulares do Brasil”, exaltou Roberto Pessoa, destacando o legado do amigo e como a educação contribui para uma sociedade melhor.
A mesa da cerimônia foi composta pelo propositor da homenagem, vereador René Pessoa (União), acompanhado da deputada federal Fernanda Pessoa, dos deputados estaduais Firmo Camurça (União) e Júlio César FIlho (PT); do secretário do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Artur Bruno; da prefeita de Pacatuba, Larissa Camurça; do presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Rafael Pessoa; do vice-prefeito de Maracanaú e secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização de Maracanaú, Gerson Cecchini; e do homenageado da noite, o empresário e prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, conduzido até a mesa pelos vereadores Benigno Junior (Republicanos) e Dr. Luciano Girão (PDT).
Fonte: Divulgação