HOME Notícias
Saiba o que está liberado funcionar no novo decreto no Ceará

Academias, barracas de praia, igrejas, comércio: veja o que muda com novo decreto no Ceará

O governador Camilo Santana anunciou o novo decreto do Governo do Ceará, na última sexta-feira (30), onde, regulamenta o funcionamento das atividades e circulação de pessoas até, pelo menos, 9 de maio. 

Nesta semana, a novidade diz respeito à reabertura do funcionamento do comércio de rua, dos shoppings e dos restaurantes aos fins de semana com horários reduzidos. Também estão liberadas as atividades religiosas.

As atividades e circulação de pessoas só devem ocorrer dentro do horário de "toque de recolher" previsto no decreto, que é das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira, e das 19h às 5h, no sábado e no domingo.

Em novo decreto que define as regras do isolamento social no Ceará, publicado neste sábado (1º) no Diário Oficial do Estado (DOE) academias foram autorizadas a voltar a funcionar, também, aos fins de semana.

A permissão, porém, demanda que a prática de atividade física seja individual e por agendamento, observados todos os protocolos de biossegurança.

O governador também atualizou a população sobre a situação da pandemia de covid-19 no Estado. “Melhoramos os números, mas estamos ainda estamos em estado de alerta. Por isso, temos feito as coisas de forma muito gradual, para que possamos avançar com segurança. É importante que aqueles municípios onde não houve redução mantenham medidas mais restritivas”, alertou o governador Camilo Santana, que fez o anúncio do decreto ao lado do secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto.

O novo decreto 34.058, autoriza celebrações religiosas presenciais no Ceará aos fins de semana até as 17 horas. Deve ser respeitado limite de público até 25% da capacidade. As atividades durante a semana já estavam permitidas.

Apesar da permissão, o decreto mantém recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente da forma virtual.

ACADEMIAS DE CONDOMÍNIO
Desde que agendadas, permanecem liberadas atividades físicas e esportivas individuais em academias de condomínio, condomínio de praia, hotéis e resorts. Estão proibidos o uso de quadras e campos para esportes coletivos e o de piscinas, bem como o serviço de restaurantes, também, em áreas de piscinas.

Contudo, o decreto proíbe o uso individual ou coletivo, agendado ou não, dos demais espaços comuns e equipamentos de lazer de condomínios de praia e de uso misto (moradia e lazer), especialmente aqueles de temporada ou veraneio.

Veja como fica o funcionamento de cada setor:
Academias

Segunda a sexta: de 6h às 18h
Aos fins de semana: até 15 horas, podendo ser até 17 horas se a academia for localizada em shopping.
Além disso, os estabelecimentos devem respeitar a capacidade máxima de 25% de atendimento simultâneo aos clientes e o treino ou aula devem ser feitos por agendamento.

Barracas de praia
Segunda a sexta: de 10h às 16h
Aos fins de semana: de 10h às 15h

As barracas de praia só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.

Igrejas
Segunda a sexta: é permitido realizar celebrações presenciais desde que respeitados o limite de 25% da capacidade e os protocolos sanitários e o horário do "toque de recolher"
Aos fins de semana: instituições religiosas vão poder promover celebrações presenciais até 17h, com as devidas medidas sanitárias, com limite de capacidade de 25%.
Comércio de rua e shoppings
Segunda a sexta:
- Comércio de rua e restaurantes: 10h às 16h
- Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 18h

Aos fins de semana:
- Comercio de rua e restaurantes: 10h às 15h
- Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 17h

 

O Ceará receberá, neste fim de semana, mais um lote de vacinas contra a Covid-19, segundo anunciou o governador Camilo Santana nas redes sociais, neste sábado (1).

Este será o 17º lote de imunizantes, contendo 267.350 doses, sendo 11.600 da CoronaVac e 255.750 da AstraZeneca. Segundo o governador, o horário de chegada ainda será confirmado. 

PUBLICIDADE