HOME Notícias
Governo apresenta Plano Nacional de Vacinação do novo coronavírus

Foto: Reprodução

O Governo Federal apresentou na manhã desta quarta-feira, 16, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. O plano indica que os quatro grupos prioritários somem cerca de 50 milhões de pessoas, que devem receber as duas doses da vacina, somando cerca de 108,3 milhões de doses (já contando com uma porcentagem de 5% de perdas). O lançamento ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

“O critério é a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais”, indicou o secretário em Vigilância e Saúde, Arnaldo Medeiros, indicando que os profissionais de saúde são o grupo mais exposto ao vírus. Em um primeiro momento, serão vacinados profissionais da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. Na segunda fase, entram pessoas de 60 a 74 anos. 

Leia também | Camilo se reúne com Doria para negociar compra de vacina chinesa CoronaVac

Já o terceiro grupo a ser vacinado envolve pessoas com comorbidades (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). Por fim, a última fase deve imunizar professores, forças de segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

O Governo divulgou no plano que o Governo já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus. Entretanto, até o momento, nenhuma vacina foi aprovada e licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja a transmissão do lançamento:

PUBLICIDADE