HOME Notícias
Iguatemi inaugura galeria com exposição “Veredas”, que reúne obras de artistas cearenses

Aberto para o público, a galeria fica no primeiro piso da expansão do shopping, próximo à loja Zara

Foto: Divulgação

Com o objetivo de divulgar a arte cearense, o shopping iguatemi inaugurou nesta terça-feira, 15, o Espaço Mostra Iguatemi com a primeira exposição do local. Com um espaço de 600m², a galeria estreou com a mostra “Veredas”, que conta com um catálogo temporário de 80 obras dos artistas cearenses Fernando França, Vando Figueiredo e Carlos Lebran.

Aberto para o público, a galeria fica no primeiro piso da expansão do shopping, próximo à loja Zara, e pretende sempre renovar suas exposições com peças de artistas locais em ascenção, de forma a oferecer visibilidade aos nomes e divulgar para o público a arte cearense. A exposição atual terá duração de três meses e a visitação do público acontece no mesmo horário de funcionamento do shopping.

Naturais do Ceará, os três artistas dialogam com a identidade do Estado e com a internacionalização da arte regional da sua própria forma. Entre esculturas, artes plásticas, quadros e outras linguagens, os nomes representam diferentes movimentos artísticos cearenses. 

Com 13 obras na exposição, o escultor Carlos Lebran ressalta que as obras são, em sua grande maioria, esculturas que refletem um panorama geral de sua identidade artística. “Trabalho muito a figura, a representação desta e de suas crenças, seus mitos…Na sua maioria são esculturas, de diferentes materiais e técnicas, como madeira, couro, Cerâmica e Resina, trazendo um panorama geral de meu trabalho”, ressalta ele, que é membro fundador da da Academia Cearense de Artes Plásticas (ACAP), hoje chamada de Academia de Arte e Cultura do Ceará (AACC).

O artista nasceu em Fortaleza e ressalta que desde cedo tem contato com a arte. É graduado em escultura pela Universidade de Salamanca, a mais antiga da Espanha, e já participou de diversos salões culturais e eventos artísticos. 

Fernando França, outro nome que assina as obras da exposição, é mestre em literatura pela UFC, desenhista e pintor. Apesar de ter nascido em Rio Branco, no Acre, começou sua carreira profissional em Fortaleza ainda no inícios dos anos 1980. O artista já teve obras expostas em diversos países, como Alemanha, França e Itália. 

Já Vando Figueiredo, natural de Fortaleza, é desenhista, pintor, gravador e escultor. O artista iniciou sua trajetória em 1988, no  XIII Salão da Unifor Plástica, e é diplomado em desenho e pintura por meio de curso ministrado por Raul de La Nuez, licenciado pelo Instituto Superior de Arte de Havana-Cuba. 

Na foto, Carlos Lebran, Vando Figueirêdo, Rachel Mendonça (gerente de marketing do Shopping Iguatemi) e Fernando França.

Serviço:

Exposição "Veredas"

Quando: a partir do dia 15 de setembro até 15 de dezembro

Onde: piso L1, ao lado da loja Zara, no shopping Iguatemi (avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz)

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22 horas e aos domingos das 13h às 21 horas

Informações: (85) 3477 3560

PUBLICIDADE