HOME Notícias
Veja imagens dos estragos que a "nuvem de poeira Godzilla" está fazendo no mundo


Foto: Divulgação

A chamada “nuvem de poeira Godzilla” está causando estragos maiores do que os esperados pelos órgãos climáticos e ambientais. “É a pior coisa que vi desde que começamos os registros. Estamos vendo uma massa muito mais espessa de partículas de poeira em suspensão. É muito mais distinto e notável”, afirmou Evan Thompson, diretor do Serviço Meteorológico da Divisão na Jamaica. Flórida, Cuba, Caracas e países caribenhos já sentem os efeitos da imensa onda de poeira, que pode ser ainda mais perigosa durante a pandemia do novo coronavírus.

A pesquisadora do Instituto de Estudos de Ecossistemas Tropicais da Universidade de Porto Rico, Olga Mayol, destacou que a atual nuvem tem uma concentração mais alta de partículas de poeira observadas nas últimas cinco décadas, o que pode ser fatal para quem tem asma, pneumonia e demais doenças respiratórias. Por isso, vários países já estão conscientizando as pessoas a usarem máscaras 24 horas por dia, inclusive dentro de casa e até mesmo durante o banho.

A “nuvem de poeira Godzilla”, segundo relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), segue se movendo rumo ao oeste pelo mar do Caribe e deve alcançar áreas da América do Sul, podendo atingir cidades litorâneas brasileiras, como Fortaleza, Caucaia e Aquiraz, no Ceará, além de Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte, e São Luís, no Maranhão. 

Atenção redobrada para a saúde 

A qualidade do ar é consideravelmente afetada, impactando na saúde humana. O ar seco e empoeirado tem 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica, o que pode afetar drasticamente a pele e os pulmões. O alto teor de partículas também pode ser fatal para pessoas com problemas respiratórios, causando alergias e irritações nos olhos. No domingo (21), o departamento de Saúde de Porto Rico determinou em alerta emergencial que pessoas com problemas respiratórios e alergias deveriam redobrar a proteção e as medidas de cautela.

PUBLICIDADE