HOME Notícias
Projeto Mayú traz chef de Minas Gerais para intercâmbio gastronômico em jantar harmonizado

 

O restaurante-escola Mayú, do Senac Ceará, realiza, nesta semana, a 6ª edição do Projeto Mayú Brasileiro, iniciativa que valoriza a diversidade da gastronomia nacional por meio da troca de experiências entre chefs de todo o Brasil.  A programação desta edição, que traz os sabores e tradições de Minas Gerais, conta com uma aula-show gratuita nesta terça (23/09), às 19h, no Senac Aldeota, e um jantar exclusivo, por adesão, na quinta-feira (25/09), no restaurante Mayú.

Mais do que abrir espaço para diferentes sotaques gastronômicos, o projeto coloca luz sobre o próprio Mayú e sua vocação como empresa-escola, formando profissionais e promovendo experiências que unem aprendizado, cultura e inovação.

O convidado é o chef Henrique Gilberto, sócio e cozinheiro do Grupo Viela (Belo Horizonte), conhecido por sua pesquisa culinária e estilo criativo herdado da tradição familiar.

O jantar exclusivo contará com um menu em três etapas, criado a quatro mãos em uma colaboração especial entre o chef Henrique Gilberto e Raquel Holanda, chef residente do Mayú. Ele irar trazer suas referências e tradições regionais, enquanto ela apresentará criações cearenses que dialogam com cada opção. O resultado é uma experiência única, marcada pela troca, pela experimentação e pelo fortalecimento da identidade da gastronomia brasileira. A experiência inclui duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas, todos elaborados com insumos da gastronomia brasileira e com harmonização.

Aula-show
Além do jantar, nesta terça (23/09) o Mayú reforça seu compromisso com a educação gastronômica ao oferecer uma aula-show gratuita conduzida pelo chef Henrique Gilberto, no Senac Aldeota, de 19h às 22h. A atividade será uma oportunidade para o público conhecer mais sobre as formas de preparo do chef mineiro. As inscrições para a aula estão abertas e também podem ser feitas pelo link disponível na bio do instagram do restaurante.

Sobre o chef
Sua jornada culinária começou aos 15 anos no tradicional restaurante mineiro Xapuri e progrediu com aprendizados ao lado de grandes chefs como Alex Atala, Alberto Landgraf e Massimo Bottura. Contudo, foi na Osteria Francescana, na Itália, que Henrique encontrou seu mentor, Yoji Tokuyoshi, cuja influência o inspirou a desenvolver uma identidade culinária enraizada em sua própria região.

Em 2013, Henrique inaugurou seu primeiro restaurante autoral, o Belo Comidaria, e mais tarde fundou a Cozinha Tupis, marcando sua entrada no Grupo Viela. A missão central da Cozinha Tupis e do Grupo Viela é gerar impacto social positivo na comunidade local. Henrique Gilberto, na posição de chef do grupo, lidera a criação dos menus em todas as casas, demonstrando seu compromisso e paixão pela culinária e pela comunidade local.

Mayú Brasileiro
O Projeto Mayú Brasileiro busca promover uma verdadeira imersão nos sabores regionais do Brasil, aproximando o público da riqueza cultural do País através da gastronomia. O projeto reforça a missão do restaurante-escola de promover a cultura alimentar brasileira, formando profissionais e despertando nos participantes o gosto regional e nacional, com experiências que unem conhecimento, sabor e ancestralidade.

Serviço: Projeto Mayú Brasileiro – 6ª edição

Aula Show
23 de setembro (terça)
19h às 22h
Senac Aldeota
Entrada Gratuita

Jantar Harmonizado
25 de setembro (quinta)
19h
Mayú Brasileiro
Por adesão

Local: Restaurante-Escola Mayú – Senac Ceará | Av. Desembargador Moreira, 1301
Reservas e informações: WhatsApp (85) 99430.9755 | Instagram: @restaurantemayu

 

PUBLICIDADE